Review – ICEY

Hack n’ Slash com muita metalinguagem

A quarta parede é um conceito teatral que descreve a barreira invisível que separa o público dos atores no palco. Em tempos recentes, quebrar esta convenção tem sido um elemento muito forte na cultura pop. Desde séries e filmes que fazem isto de maneira direta, como Deadpool ou House of Cards, até games que discutem a ideia sutilmente, como Spec Ops: The Line. Outro exemplo é ICEY, jogo desenvolvido pela FantaBlade Network e publicado pela Network Inc. quebra o conforto do jogador com sua narrativa.

ICEY conta a história de uma robô de mesmo nome, que acorda presa em um tanque criogênico e deve sair em busca de Judas, androide que será responsável pelo apocalipse daquele mundo. Em um primeiro momento, o game pode parecer um hack n’ slash que se apoia na estética de animes para trazer uma história sem grandes surpresas. Porém, tão logo quando o narrador se dirige a você, jogador, nos primeiros minutos depois do tutorial, é possível ver que esta não será uma experiência comum.

A jogabilidade de ICEY é bem simples e não exige que o jogador memorize combos enormes. Quando os inimigos estão fracos, eles ativam uma animação de finalização para que possam ser mortos com estilo. Apesar de ser um momento legal, a repetição disto torna a experiência de jogo um pouco cansativa. Mesmo utilizando gráficos e movimentações mais simples, o gráfico de ICEY tem seu charme, cumpre bem o seu papel.

ICEY parece um jogo genérico no começo, mas possui uma ótima narrativa quando começa a perceber todos os temas que foram colocados ali. Controle, comando, obediência e inteligências artificiais são algumas das questões abordadas que fazem muito sentido na conclusão da história. ICEY está longe de ser apenas mais um jogo de anime.

ICEY está disponível para Nintendo Switch, Playstation 4, PC, Android e iOS

 

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.