Review – Gryphon Knight Epic

Um jogo nostálgico sobre um Cavaleiro montado em um Grifo vivendo uma grande aventura

BANNER

Gryphon Knight Epic é o mais recente game criado pelo estúdio brasileiro Cyber Rhino após o sucesso da campanha de financiamento coletivo do game no Kickstarter. O jogo é um shoot’em up sidescroller, gênero em que o jogador percorre ativamente o cenário enquanto atira o quanto quiser, com a câmera seguindo lentamente os movimentos na tela. Os gráficos no maior estilo retrô (16 bits), trazem um sentimento incrível de nostalgia ao jogador e a temática de fantasia aplicada à esse gênero deixa tudo mais interessante.

O jogo tem início com uma história anterior aos eventos do game. Sir Oliver, um cavaleiro que tem um grifo como montaria, se alia a seus amigos heróis para derrotar um lendário dragão. Ao derrotá-lo, descobrem um esplêndido tesouro que contém armas poderosas e um amuleto mágico, que não aparentava ter nada de especial. Cada um dos amigos de Oliver fica com uma das armas encontradas e ele próprio fica com o amuleto, ao mesmo tempo em que resgata a princesa e posteriormente a toma como sua esposa, estabelecendo a paz no reino.

A partir desse aparente final feliz, começa a história de Gryphon Knight Epic. Tudo parece bem quando, de repente, num dia comum no reino, Oliver é surpreendido por uma espécie de espectro que tem exatamente a sua própria aparência, porém, se trata de um clone totalmente maligno, que tenta matá-lo. Nesse momento, o jogador tem a possibilidade de derrotá-lo ou não mas, de qualquer maneira, o jogo será interrompido por uma cutscene e Oliver se dá conta de que sua versão maligna foi separada de seu corpo, graças ao amuleto mágico que tomou como recompensa. Esse início de jogo constitui basicamente o tutorial introduzido para apresentar as mecânicas ao jogador.

Daí em diante, tem início a longa jornada de Sir Oliver para encontrar seus amigos heróis e requisitar ajuda para lidar com o problema do clone maligno. Gryphon Knight Epic não é um jogo linear, o que é bastante interessante, uma vez que o jogador tem a possibilidade de decidir qual fase quer ir primeiro, além de decidir também a dificuldade que deseja para aquela fase (escudeiro, cavaleiro ou epic). Em cada fase, Oliver vai atrás de um de seus amigos e, no caminho, enfrenta uma série de dificuldades como hordas de monstros e chefões, recebendo uma arma como recompensa no final.

Por meio do mercado, é possível comprar poções, bombas e escudeiros para ajudar durante as batalhas. Existem poções de diversos tipos, desde as simples poções de cura até as poções mais elaboradas que fazem com que você fique invulnerável por um determinado tempo. Os escudeiros, novidade bastante interessante trazida pelo game, são ajudantes de batalha que realizam funções diversas como proteção, causar dano em inimigos, reviver Oliver e até ajudar a conseguir mais dinheiro no jogo, sendo muito úteis durante as fases. Na loja do mago é possível melhorar qualquer item mágico que você possuir, estando logo de início disponível a melhoria da arma inicial de Oliver, a besta.

13020590_10205925792173466_433149087_n

Gryphon Knight Epic é um jogo que prende o jogador não só por meio do sentimento de nostalgia que traz, mas também pelos desafios. Algumas fases não são tão simples e requerem que o jogador faça um esforço maior para cumpri-las. Os próprios chefões não são tão fáceis de serem derrotados. O visual agrada bastante ao utilizar de um cenário colorido, bem desenhado e detalhado, remontando aos games clássicos. O próprio design dos chefões é algo bem interessante, auxiliam na construção daquele personagem, tornando-o mais cativante.

A mecânica do jogo é o principal ponto positivo. Oliver consegue voltar no cenário e não somente avançar, existindo um botão para essa troca de direcionamento. Existem gemas espalhadas pelas fases que fazem com que Oliver atire mais rápido, que permitem que ele se mova rapidamente, emulando efeitos de poções existentes no game. A própria dinâmica do jogo flui muito bem, fazendo com que muitas vezes, o jogador precise montar algumas estratégias e regular bem seus itens para passar daquela fase ou vencer aquela batalha. Além disso, existem runas mágicas escondidas em cada região, o que contribui para que o jogador explore mais o cenário.

AEAE

No entanto, o jogo peca em alguns elementos importantes. A história, no geral, é bastante clichê e ainda que o jogo tenha momentos divertidos e diálogos engraçados, na grande maioria das vezes, não há nenhum elemento na história que nos surpreenda ou que não acabe caindo dentro do previsível. A trilha sonora também é outro ponto fraco, já que acaba sendo na maioria das vezes repetitiva e cansativa, não combinando com a dinamicidade da grande maioria das fases do jogo. Outro ponto é que embora haja um compêndio trazendo um pouco sobre a história de cada personagem do jogo, de um modo geral eles são pouco desenvolvidos, fazendo com que o jogador não fique tão envolvido nesse aspecto.

Gryphon Knight Epic é um jogo muito divertido que, apesar de ter uma história clichê e uma trilha sonora repetitiva, traz elementos interessantes como a não linearidade e uma dinamicidade muito boa ao longo de suas fases. Esses elementos juntos funcionam tão bem que até fazem com que o jogador deixe de lado os pontos fracos e se deixe levar pelo clima nostálgico e divertido.

Gryphon Knight Epic já está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Texto Por Letícia Motta

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.