Review – Club Manager 2016
Club Manager 2016 é a segunda edição do simulador de futebol desenvolvido pela Big Blaze Games e publicado pela alemã 2tainment GmbH. No jogo, você assume a tarefa de administrar um clube de futebol para conduzi-lo a glória, mas não se engane, montar uma boa tática e contratar uma estrela mundial é apenas o começo.
O nível de interatividade dos novos simuladores de esporte, ou business simulators, tem aumentado proporcionalmente a base de fãs por todo mundo. Vindo forte para competir nesse mercado, o Club Manager 2016 explora minúcias do mundo do futebol, como transferências e contratos realistas, decisões técnicas para treinos e táticas, medidas do campo em seu estádio, busca por patrocínios, e muito mais.
O jogador pode optar por assumir um clube na oitava divisão, partindo totalmente do zero, ou escolher um campeão consagrado como Barcelona ou Real Madrid, aventurando-se no universo das estrelas, troféus e renda garantida. A dificuldade varia de acordo com a busca por desafios, que será igualmente recompensada com as primeiras conquistas.
Mas antes de adentrar esse universo fique sabendo, você não controla o time durante o jogo. Sim, isso mesmo que você leu, sua função será administrar o clube, definir as táticas, treinos e assistir do banco toda a ação. Você tem a possibilidade de substituir um jogador, alterar a formação ou dar aquela bronca no vestiário, tudo para alcançar a vitória.
Em uma comparação distante, o Club Manager 2016 seria um RPG de futebol, pois grande parte do seu tempo será gasto refletindo e planejando seus movimentos, conseguindo dinheiro e acumulando experiência.
O apaixonado por futebol que grita táticas do sofá de casa para o técnico na televisão tem a chance de mostrar que sabe fazer melhor e que conseguiria reverter aquele 3 a 0 que seu time tomou no último fim de semana. Vale a pena tentar, mas prepare-se para trocar algumas noites badaladas de sábado por um estudo apurado das táticas utilizadas pela Holanda de Cruijff ou qual meia atacante cairia melhor no seu 3-5-2.
Club Manager 2016 se destaca na edição de personagens e interatividade. Grande parte do jogo ocorre em uma versão de sua mesa de trabalho, com direito a ligações de celular dos empresários, emails da diretoria e notícias de jornal. Tudo com uma verossimilhança quase perfeita. Seu staff técnico é escolhido a partir de um grupo de pessoas disponíveis no momento e melhora junto a reputação do seu clube. Mantendo nossa linha de raciocínio e comparação, você monta sua party, escolhe seus equipamentos, estuda a quest e sai para a aventura.
Como ponto negativo, o jogo ainda sofre com a falta de licença de imagem de times e jogadores, sendo muitas versões ou adaptações, para evitar o famoso processo. O jogador mais detalhista pode se incomodar.
Se você tem medo de entrar nesse universo por falta de conhecimento, não se preocupe, poucas temporadas de teste vão te mostrar os caminhos e logo você falará de futebol como um verdadeiro Pep Guardiola. Vale a pena se aventurar e compara-lo a outros jogos do estilo, para decidir aquele que melhor se adapta a você.
Club Manager 2016 está disponível para PC através do Steam, ou pode ser comprado diretamente no site oficial. A interface vem disponível em inglês e alemão, sem previsão de sua tradução para o português.