Review – Battlerite Royale

No meio de muita controvérsia, a desenvolvedora sueca Stunlock Studios lança seu próprio Battle Royal

O mais novo Royale da atualidade é por essência bem diferente dos outros títulos que compartilham seu gênero. Assim como o original Battlerite (lançado em setembro de 2016), o novo jogo é também um top-down “isométrico”, se assemelhando de MOBAs em questão estética, mas muito mais próximo de um FPS no que se refere aos controles mecânicos. Em Battlerite Royale os jogadores podem escolher entre 20 personagens disponíveis, estes portados e adaptados a partir do jogo original. Enquanto alguns personagens são transferências praticamente intocadas, alguns outros mudaram bastante, principalmente os Suportes; arquétipo que deixou de existir completamente nesse ambiente Royale.

Como sistema geral, cada campeão pode obter até sete habilidades, três consumíveis e quatro itens passivos (além de uma montaria). Ao começo do jogo, antes de cair de um dragão azul super bonito (é sério, é lindo) os jogadores começam com apenas duas habilidades e dois consumíveis. As demais habilidades e seus devidos aprimoramentos são obtíveis no decorrer da partida. São 30 pessoas em uma partida, e por enquanto só é possível jogar em dupla ou sozinho. Todos os elementos esperados de um jogo desse gênero estão presentes: o círculo que se fecha com o tempo, drops periódicos de loot espalhados pelo mapa, e claro, elementos que favorecem o jogo furtivo.

Apesar de o jogo conter tantas similaridades com os outros do gênero, ele também se destaca apresentando diversas novidades que só são possíveis nele:

– Brinque de Solid Snake virando um “prop” do jogo e puna oponentes desavisados.

– Use com sabedoria os barris explosivos espalhados pelo mapa e ganhe espaço quando necessário.

– Reviva seu aliado que não deu sorte! Existem 7 pontos de ressurreição pelo mapa.

– Componha sua estratégia baseado nos consumíveis épicos e lendários. Desde plantar uma sentinela devastadora e manipular totalmente um território até surpreender seu oponente com inesperadas ferramentas de movimentação.

– Use os raros impulsionadores aéreos pra ter uma boa visão de cima, seja pra aterrisar em um oponente incapacitando-o, ou sair de uma situação apertada.

Atualmente em Early Access, o jogo já contou com dois patches bem significantes. A Stunlock está se mostrando comprometida em fazer mudanças drásticas no sistema pra realizar a visão ambiciosa presente no jogo. Tal visão não foi bem recebida desde o seu anúncio. Muitos fans do Battlerite original se sentiram lesados por precisarem comprar um novo jogo que “poderia ter sido apenas um modo análogo”. Apesar de tanta repressão e falta de incentivo da comunidade, hoje com o jogo disponível ao público a empresa está lidando com muito mais aceitação do que o esperado.

Fortes incentivos com influenciadores e um bom trabalho de marketing estão impulsionando bem esse período de acesso antecipado do jogo. Inclusive está sendo um ótimo alívio pro Battlerite original, que está numa ascensão em jogadores desde o lançamento de seu irmão mais novo, por enquanto provando como equivocados os argumentos previstos pela faceta negativa da comunidade.

Existem vários pontos positivos e valiosos a ser apontado nesse novo Royale, gênero esse já considerado saturado por muitos, mas que por sua natureza vir de um antecessor tão fundamentalmente diferente, temos uma refrescante adição ao catálogo de lançamentos de 2018.

Battlerite Royale está disponível em Early Access para PC na Steam.

Texto por Victor Alexis