Preview – Northgard

Um RTS diferente de tudo já visto

Nos últimos tempos parece que a mitologia nórdica e guerreiros Vikings estão em alta. Séries e muitos jogos contendo até certas referências da cultura nórdica, agora temos Northgard.  Desenvolvido pelo estúdio independente Shiro Games, Northgard é um jogo de exploração e estratégia em tempo real (RTS) onde o jogador controla um clã de Vikings que desembarca em terras desconhecidas. É necessário estabelecer sua base, procurar recursos, ampliar sua sociedade e derrotas seus oponentes durante sua busca e conquista deste mundo misterioso. Enfrente gigantes, guerreiros mortos-vivos e até mesmo dragões.

Northgard traz um gameplay diferente, que pode, ou não, agradar muitos jogadores de RTS. Estamos acostumados com jogos deste gênero que são rápidos para pegar recursos, construir lugares e tropas, e no meio disso tudo explorar o mapa para saber o avanço do adversário. A diferença já começa no fato de não haver outras classes, todos são Vikings com as mesmas coisas para construir e tropas para fazer, o que difere é o Clã a ser escolhido, cada um tem suas vantagens iniciais e bônus para se explorar ao longo do jogo.

O jogo, por estar em Early Access, tem somente o modo Single Player contra AI, mas logo no menu dá para ver que haverá modo Campanha e Multiplayer, e assim testar suas habilidades contra ou com amigos.

O gameplay é mais simples e direto, não tem aquele esquema de construir as coisas e começar a treinar as tropas de tal lugar. Northgard se trata de puro controle de território e exploração. Para abrir o mapa do jogo é necessário ter a classe Scout, para explorar e descobrir territórios além do seu, para assim conquistá-los e obter controle. Cada terreno tem limite de construções, os peões são gerados automaticamente e cada estilo de tropa, pode ser transformado a qualquer momento a partir do peões, seja guerreiro, minerador, lenhador ou Scout, e os mesmos podem ser transformados de volta ou vice e versa.

Os recursos obtidos no jogo não servem somente para construir e expandir sua vila, mas também para manter seu Clã vivo, é necessário coletar alimentos e madeira para sobreviver nas crises de inverno e manter seu povo alimentado e aquecido, além de obter novos territórios.

Para vencer a partida o jogador pode concluir um de quatro objetivos, um mais complicado que o outro:

Dominação: O clássico que é derrotar os Clãs adversários até a ultima vila

Fama: Conquistar territórios e obter certa quantia de Fama e ter controle de toda Northgard

Comércio: Se tornar o melhor comerciante de Northgard e ter mais riquezas que os outros Clãs

Sabedoria: Descobrir um conhecimento dos deuses antigos e ser o Clã mais inteligente de todas as terras

Northgard é um bom jogo e bem amigável para os amantes de RTS que não são coreanos o bastante para conseguir jogar extremamente bem. Exige certa agilidade, estratégia e o monitorar tudo o que acontece por todos os territórios. As partidas são um tanto quanto demoradas para concluir um dos quatro objetivos, o que mais complica mesmo é a invasão de outros Clãs em suas terras, dificultando ainda mais.

É um jogo que vale a pena dar uma olhada, principalmente para quem gosta de Vikings e cultura Nórdica em geral, seus gráficos, bonitos e leves, são uma atração a parte, com belas paisagens e trilha sonora que se encaixa muito bem no contexto geral.

Northgard já está disponível para PC em Early Access.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.