Preview – Iron Harvest 1920

Um suspiro gracioso de um gênero abandonado com boas inovações

Em meio a diversos gêneros em alta e saturados, a desenvolvedora King Art Games traz o RTS (Real Time Strategy) steampunk, Iron Harvest 1920, jogo inspirado no board game Scythe. Em um universo alternativo no ano de 1920, países da Polania, Império Saxônico e Rusviet vivem em constante conflito por suas diferenças e utilizam, além de exércitos, mechas para seus combates. Na demo cedida, tivemos a oportunidade de testar a campanha para conhecer um pouco da história da Saxônia e de sua heroína.

Em meio à guerra, uma esperança

A história se inicia com a pequena Anna Kos, da Polania, onde é apresentado de maneira descomplicada um breve tutorial do jogo com suas principais mecânicas que serão essenciais no futuro. Assim como muitas campanhas de RTS, a missões escalam gradativamente com suas unidades e construções, trazendo cada vez mais novas mecânicas e inimigos, ensinando como tudo funciona e o “pedra-papel-tesoura” do jogo.

A campanha traz boas horas de gameplay, um enredo e personagens interessantes de se acompanhar. Porém, chega em um ponto no qual é crucial o entendimento de suas mecânicas e funcionamento de unidades, assim como vantagens sobre outras para conquistar seu inimigo. Será possível conhecer os outros dois lados da guerra no jogo em seu lançamento, mas não parece apresentar diferentes unidades de soldados ou mechas.

Planeje, prepare-se, conquiste

Assim como todo RTS, Iron Harvest 1920 é complexo e pode ser complicado para jogadores que não tem prática no gênero, porém intuitivo e de fácil discernimento. O maior trabalho é entender posicionamento de unidades, assim como fraquezas e vantagens entre elas, fator que requer prática e concentração. O uso de hotkeys e raciocínio rápido agregam bastante para tal.

O multiplayer do jogo traz modos 1v1, 2v2 e 3v3 com diferentes objetivos para vitória, seja conquistar certa quantia de pontos ou o clássico destruir a base do inimigo. Iron Harvest 1920 bebe de diversas fontes do gênero, utilizando pelotões ao invés de unidades separadas para comandar, pontos de coleta automáticos ao obter controle, sem precisar de unidades para realizar a tarefa. Mantendo o foco totalmente em construção de unidades e no combate.

Pode ser uma tarefa difícil encarar o multiplayer sem realizar a campanha/tutorial caso seja um jogador inexperiente em RTS, mas conhecedores podem aproveitar o desafio. É possível jogar com amigos para uma experiência mais casual e divertida também

Promissor e bem polido

Iron Harvest 1920 permaneceu por um bom tempo em Open Beta somente com seu multiplayer. Tanto sua campanha quanto o modo online parecem bem completos e polidos considerando o tempo de seu lançamento, sem problemas na jogabilidade ou nos gráficos, Iron Harvest 1920 é um ótimo retorno para o gênero que está ofuscado e desaparecido há um tempo. Não estou considerando os Remasters de Command & Conquer e Warcraft III por não serem títulos novos.

Iron Harvest 1920 será lançado no dia 1 de setembro de 2020 para PS4, PC e Xbox One.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.