NVIDIA apresenta GeForce RTX Série 40

A NVIDIA revelou hoje a nova série de GPUs GeForce RTX 40, projetada para oferecer desempenho revolucionário para jogadores e criadores, liderada por seu novo carro-chefe, a GPU RTX 4090, com até 4x mais desempenho que de sua antecessora.

As primeiras GPUs do mundo fabricadas com a nova arquitetura NVIDIA Ada Lovelace, a série RTX 40 oferece grandes saltos geracionais em desempenho e eficiência, representando uma nova era de Ray Tracing em tempo real e renderização neural, que utiliza a IA para gerar pixels.

Huang também anunciou o NVIDIA DLSS 3 – a próxima revolução na tecnologia de gráficos neurais Deep Learning Super Sampling da empresa para jogos e softwares de criação. A tecnologia baseada em IA pode gerar quadros inteiros para uma jogabilidade massivamente mais rápida. Ele pode superar as limitações de desempenho da CPU em jogos, permitindo que a GPU gere quadros inteiros de forma independente.

A tecnologia está chegando aos motores gráficos mais populares do mundo, como Unity e Unreal Engine, e recebeu suporte de muitos dos principais desenvolvedores de jogos do mundo, com mais de 35 jogos e, em breve, softwares.

Além disso, as GPUs da série RTX 40 apresentam uma série de inovações tecnológicas, incluindo:

Multiprocessadores de streaming com até 83 teraflops de poder de sombreamento — mais de 2x a geração anterior

RT Cores de terceira geração com até 191 teraflops efetivos para Ray Tracing — 2,8x em relação à geração anterior

Tensor Cores de quarta geração com até 1,32 Tensor petaflops — 5x em relação à geração anterior usando aceleração FP8

Shader Execution Reordering (SER) que melhora a eficiência da execução reprogramando cargas de trabalho de sombreamento em tempo real para melhor utilizar os recursos da GPU. Um avanço tão significativo quanto a execução fora de ordem foi para as CPUs, o SER melhora o desempenho do Ray Tracing em até 3x e as taxas de quadros no jogo em até 25%

Ada Optical Flow Accelerator com desempenho 2x mais rápido permite que o DLSS 3 preveja o movimento em uma cena, permitindo que a rede neural aumente as taxas de quadros enquanto mantém a qualidade da imagem

Melhorias arquitetônicas fortemente acopladas à tecnologia de processo TSMC 4N personalizado resultam em um salto de até 2x na eficiência de energia

NVIDIA Encoders duplos (NVENC) reduzem os tempos de exportação pela metade e oferecem suporte a AV1. A codificação NVENC AV1 está sendo adotada pela OBS, Blackmagic Design DaVinci Resolve, Discord e muito mais.

Por décadas, renderizar cenas Ray Tracing com iluminação fisicamente correta em tempo real foi considerado o santo graal dos gráficos. Ao mesmo tempo, a complexidade geométrica de ambientes e objetos continuou a aumentar à medida que jogos e gráficos 3D se esforçam para fornecer as representações mais precisas do mundo real.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.