Fomos até os limites da realidade para conversar com a equipe por trás de Cultist Simulator

Alexis Kennedy e Lottie Bevan, da Weather Factory, nos contaram um pouco mais sobre o game

No BIG Festival 2018, nós aqui do Geeks United ficamos apaixonados pelo conceito de Cultist Simulator. Um jogo de gerenciamento onde você controla a vida de um recente pesquisador do oculta e da paranormalidade. Perambulando pelo twitter, acabei seguindo Alexis Kennedy e Lottie Bevan, ambos do estúdio indie Weathe Factory, responsável por este game e outros como Sunless Sea. Aproveitando que tínhamos feito a review de Cultist Simulator, aproveitamos para conversar com os desenvolvedores sobre como foi produzir o jogo.

Geeks United – De onde surgiu a ideia de Cultist Simulator?

Weather Factory – Nós gostaríamos de fazer um jogo sobre desvendar mistérios e também queríamos que o jogador fosse alguém que normalmente é visto como o antagonista.

GU – A história por trás de cada combinação de cartas é única e leva a diferentes caminhos. Como foi manter o controle de toda a narrativa? 

WF – Cultist [Simulator] se baseia na mente do jogador fazer um pouco deste trabalho. Nós queríamos capturar a sensação Lovecraftiana juntar sozinho as peças de algo gigante, insano e fora da existência que está além do conforto das suas parede, só que de uma maneira íntima e com pequenas pedaços de informação. Cabe ao jogador manter o todo em sua mente ao longo das várias vezes que jogar, tanto narrativamente como mecanicamente. Nós queríamos que o jogador lembrasse cada combinação de cartas que criou assim como queríamos que ele entendesse a relação que o corvo (Beach-crow) tem com o Coronel, e o que a Teresa está fazendo na dimensão do Mansus e o que diabos é a Glória em primeiro lugar. Estes fatores colocam a mente do jogador em um estresse mais para frente no jogo, mas nós sempre quisemos que o Cultist [Simulator] oferecesse uma sensação de pressão e fragilidade ao jogador.

GU –  Existe alguma referência de Sunless Sea em Cultist Simulator? 

WF – Sunless [Sea] é um jogo muito pessoal.  [Alexis] Meu pai morreu no mar e sempre tive uma relação tensa com grandes corpos d’água. Então muitos dos temas de Sunless [Sea] mexem muito comigo, assim como alguns destes temas aparecem em Cultist Simulator, eu acho. Mas não tem nenhuma conexão explícita.

GU – Quais são suas cartas ou combinação de cartas favoritas do jogo?   

Lottie –  Minha favorita provavelmente é a “the Hint”, uma criatura perigosa e sorrateira do Edge e também a Lanterna, que é ótima para expedições. Mas nada como fazer um Ritual bem sucedido- meu favorito é o ritual no mapa da Edge.

Alexis – A minha é o “Weary Detective”. Ele só quer tomar um café e ter os seus papéis. Mas ALGUÉM CONTINUA SEMPRE INVOCANDO DEMÔNIOS.

GU – Durante o desenvolvimento, você começou a ver sua rotina como se fossem cartas do Cultist Simulator, assim como pessoas que tem o efeito de Tetris?

WF – Não exatamente…mas Cultist Simulator é um jogo sobre tentar balancear a realidade comercial com o desejo de explorar coisas irracionais. Se isto não é uma metáfora sobre o desenvolvimento de jogos indie, eu não sei o que mais possa ser.

Cultist Simulator está disponível para PC no GOG.com.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.