Crítica – Quando As Luzes Se Apagam (Lights Out)
Mantenha as luzes acessas o tempo todo
Um dos medos mais comuns e ao mesmo tempo mais aterrorizante é o medo do escuro, a falta de luz em um local causa desespero porque com ela sentimo-nos seguros e de certa forma atentos com nossos arredores. O escuro causa medo na maioria das vezes porque temos medo do que a nossa mente é capaz de criar, medo do desconhecido, medo de se tornar uma ilusão tão forte que não consigamos controlar e finalmente, acaba nos engolindo por inteiro.
Quando As Luzes Se Apagam foi criado em cima do curta chamado Lights Out de David Sandberg, ganhador do prêmio “Who’s There Film Challenge” em 2013. A premissa do curta é bem simples, toda vez que a luz é apagada, uma criatura aparece. Querendo ou não, a personagem do curta é movida pela curiosidade de saber o que é realmente aquilo ou se ela está delirando, até o momento em que a criatura se aproxima da personagem num simples ligar e desligar da luz. Acompanhados de uma trilha sonora que prende quem assiste, e famosos “pulo de susto” é garantido.
O longa conta a história de uma família aterrorizada por uma criatura que aparece todas as vezes que desligam as luzes, o enredo parece simples e sem desenvolvimento algum, mas é aqui que aparece o ás de ouro do filme. James Wan, famoso pelos filmes de terror japoneses que já fez em sua carreira, como o mais recente filme “Invocação do Mal”.
O elenco é diferente do habitual, colocando mais mulheres na trama que homens, o filme também as empodera e trata de questões sobre doenças mentais, o que nos leva a outra realidade que não é muito explorada nos filmes, as mães solteiras.
Maria Bello (Os Suspeitos) interpreta uma mãe que ficou solteira após a morte misteriosa de seu marido e é obrigada a cuidar de seu filho sozinho, depressiva, ela tenta superar o fato ocorrido enquanto coisas estranhas acontecem dentro de sua casa. Teresa Palmer (Meu Namorado É Um Zumbi) interpreta a filha mais velha, que já mora sozinha e passa uma impressão de ser uma pessoa forte e independente ao ponto de não precisar de um homem para protegê-la. Por último das moças e não menos importante, Alicia Vela-Bailey (Uma Noite de Crime) interpreta a criatura estranha que aparece quando se há ausência de claridade.
Já no lado masculino, temos apenas Alexander DiPersia (Forever) e Gabriel Bateman (Annabelle) fazendo papéis menores mas que possuem relevância com a história.
O filme usa e abusa de trilhas sonoras que criam tensão e explodem em momentos de sustos e filmagens de câmera que parecem ser óbvias e te surpreendem mesmo assim.
Possui algumas referências ao curta, mas que só serão percebidas caso você o veja antes de ir ao cinema.
Quando As Luzes Se Apagam estreia no país no dia 18 de Agosto e entrega o que promete, muitos sustos, tensão, assim como um medo arrebatador de encontrar alguma coisa toda vez que você apagar a luz.