Crítica – Os Jovens Titãs em Ação!

Sátiras e referências certeiras marcam a animação

Os Jovens Titãs passaram por uma repaginada no design do desenho, coisa que não agradou muito a maioria dos fãs do traço antigo. Por causa disso, é de se pensar que o novo longa do desenho seria um fiasco. Felizmente, passa bem longe disso.

No filme, Robin quer ter seu próprio filme solo e ser reconhecido como um grande herói, assim como os outros heróis famosos, mas ninguém leva a sério ele ou os outros titãs. Inconformado que até mesmo o cinto de utilidades do Batman terá um filme e ele não, Robin começa a pensar o que fazer para ser visto como um herói e enfim ganhar seu filme. Nesse meio tempo, os titãs acabam conhecendo Slade, o vilão da vez. A trama se desenrola entre Robin fazendo de tudo para ter seu filme e os Jovens Titãs tentando deter Slade.

O novo traço não atrapalha em nada a qualidade da animação, pelo contrário. Como a proposta é mostrar os titãs mais novos, funciona muito bem. A história tem um roteiro muito bem elaborado, conciso e coerente.

O longa, além de entreter, está cheio de piadas não só com a concorrente Marvel, mas também com os próprios filmes da DC produzidos pela Warner. Recheado de piadas, sátiras e referências certeiras, a animação não tem um momento entediante, como se fosse um Deadpool para todas as idades. Inclusive, Deadpool, Batman vs Superman, Rei Leão, De volta para o futuro e o próprio Stan Lee são algumas das referências (satirizadas ou não) presentes.

A Warner acertou em cheio ao produzir o filme. Todos os heróis da DC que pensar, estarão lá, mesmo que apenas de relance. Até mesmo os Desafiadores do Desconhecido, que pouquíssimas pessoas conhecem (e é claro quem tem piadas sobre isso também). Esse fato somado à história divertidíssima faz com que Jovens Titãs em Ação! seja um filme para todas as idades.

Falando nos personagens, todos estão extremamente carismáticos, incluindo o vilão Slade, que muitas vezes rouba a cena. Nenhum deles fica de canto. Estelar, Ravena, Ciborgue e Mutano, todos são igualmente importantes quanto Robin no filme. Isso mostra que são realmente uma equipe e que tudo bem ser bobo e achar graça em piadas de bundas, isso não faz ninguém ser menos heróico.

Após o filme, os dubladores brasileiros dos titãs e do Slade deram uma coletiva, falando do processo de dublar um personagem e modificar as vozes para se adaptarem às fases crianças ou adolescentes dos personagens. Também exprimiram seu desejo em dublar a série live-action dos Jovens Titãs, que tem estréia marcada ainda para 2018.  E para os fãs que sentem falta do traço antigo, não percam as esperanças. Tem uma referência sobre isso também! Vejam até o final.

Jovens Titãs em Ação! estreia dia 30 de agosto nos cinemas.

Texto por Louise Minski