Review – Total War: Three Kingdoms

Um simulador de guerra com um excelente âmbito político

O mais recente título do famoso simulador de guerra da SEGA, Total War, vem com grandes novidades, melhorias e uma nova época a ser explorada e conhecida pelos fãs. Total War: Three Kingdoms nos leva à dinastia chinesa. Desenvolvido pela The Creative Assembly, o jogo traz foco em âmbitos políticos como aliança, tratados, casamentos e muito mais.

Total War: Three Kingdoms é situado no Século II na China com reinos divididos após a queda da Dinastia Han, o jogo tem grande inspiração na obra de Luo Guanzhong, The Romance of the Three Kingdoms. O jogador escolhe entre os doze líderes que almejam se tornar o novo imperador da China, criando e movimentando seu exército, saqueando cidades e fortes ou fazendo alianças para o seu próprio bem.

O jogo se divide em duas partes, a primeira e de extrema importância é a administração do reino e de suas posses. Com uma mecânica semelhante a board games euro, o jogador realiza suas ações em turnos com outros reinos, ajustando os impostos de províncias, garantindo alimento para o povo e seu exército, saqueando cidades inimigas ou até tomar posse delas. Muitos líderes de outros reinos podem propor negociar coisas ou tratados com o jogador durante todo esse processo.

A outra parte, não menos divertida, são os combates em campo aberto. A série Total War é famosa por suas guerras e estratégias executadas pelos jogadores na comunidade. Total War: Three Kingdoms não foge disso, usando o campo de batalha a seu favor e explorando fraquezas e forças de seus exércitos, uma batalha que esteja fadada a perder pode virar o jogo a qualquer momento. Semelhante a um RTS, as lutas demoram mais tempo e requerem muita concentração e reações rápidas para garantir a vitória.

De acordo com o avanço do jogador em seu reino, alianças são de extrema importância, assim como bons amigos e aliados em sua corte. Todos os personagens demonstram agrado ou desprezo por atitudes e escolhas realizadas pelo jogador. Exigindo uma promoção para obter um salário melhor ou até mesmo um cargo de mais importância, é bom escolher sabiamente quem será o braço direito de seu líder.

Utilize espiões para sabotar reinos inimigos, seja um traidor e quebre o tratado de paz com outros ou até mesmo torne-se vassalo de um reino mais poderoso que o seu para se manter seguro. A parte estratégica de política e economia são o núcleo de Total War: Three Kingdoms. Muito pode ser aprendido com este jogo, seja histórico ou administrativo.

O visual é excelente, toda a arte e layouts são totalmente inspirados em artes chinesas da época. Alguns de seus menus podem ser confusos por um tempo inicial, mas nada que o botão de ajuda possa mostrar para que serve cada botão. Total War: Three Kingdoms é maravilhoso em cada aspecto e pode ser um ótimo jogo de entrada para quem não conhece a série Total War.

Total War: Three Kingdoms já está disponível somente para PC na Steam.

NOTA: 9/10 batalhas que perdi e ainda vivi pra contar a história

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.