Review – The Red Solstice

Una forças com os amigos e desbrave criaturas horripilantes

A ficção científica de terror dos anos 1980 encontrou seu representante nos jogos de estratégia moderna. The Red Solstice mistura elementos que remetem a clássicos como Alien (1979), o Enigma de Outro Mundo (1982) e Vingador do Futuro (1990). No ano de 2060, a Terra é afetada por uma epidemia de escala similar a peste bubônica. A origem do vírus é um mistério, mas espalhou-se rapidamente pelo mundo inteiro, afetando grande parte da raça humana, ou melhor, aqueles que foram afetados se tornaram algo que lembram tudo, menos um ser humano.

Em The Red Solstice, o Governo tomou uma atitude emergencial e ativa o programa espacial, na tentativa de evacuar o planeta. Como uma boa história de ficção científica, o destino são as colônias em Marte, último bastião safo da humanidade. Após alguns anos de paz no Planeta Vermelho, uma tempestade chamada Solstício Vermelho afeta a comunicação entre a base de Tharsis e o resto dos agrupamentos humanos, fazendo que um grupo de militares seja enviado para investigar o ocorrido.

Deste ponto em diante, oito jogadores assumem o papel do time de Marines que busca resolver esse mistérios em missões cooperativas. Cada um dos personagens pertence a uma classe específica e tem habilidades únicas, sendo mais efetivos em certos tipos de ações ou para derrotar alguns inimigos. Os heróis remetem aos clássicos filmes de ação que marcaram presença a Sessão da Tarde e Cinema em Casa, com nomes canastrões como Tyler Hunt e Tom Savage.

O diferencial do jogo está na tensão, que remete a um assalto em um ambiente hostil e desconhecido. Perder um de seus aliados pode comprometer todo planejamento e conquistas do objetivo e sim, você vai morrer algumas vezes. Não espere um tutorial que vá pegar na mão do jogador e ensiná-lo como passar a missão. A curva de aprendizado é dura e assustadora, como a proposta diz.

Fãs de Diablo e cultura dos anos 1980 devem juntar sua party para investir em Red Solstice. Jogar com amigos torna a experiência mais produtiva, uma vez que a inteligência artificial do jogo deixa a desejar. A atualização mais recente adicionou novas classes e armaduras de batalha, apontando para uma boa dinâmica de aprimoramento do jogo para o futuro.

The Red Solstice foi desenvolvido pela Ironward Studio, com roteiro de Hrvoje Horvatek. Sua recepção é boa e com 74% de aprovação no Metacritic e já está disponível para PC.

Texto por Felipe Sabino

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.