Preview – The Texas Chain Saw Massacre

Testei o mais novo jogo assimétrico que mostra um certo potencial para se destacar dentre os jogos do gênero

Jogos de gênero assimétricos podem ser facilmente traduzidos como jogos de pega-pega/esconde-esconde, onde cada grupo recebe objetivos e mecânicas diferenciadas e competem entre si, criando uma frequente tensão e sensação de urgência durante as partidas.

Jogos como Dead By Daylight, Friday the 13th e Among Us, são alguns exemplos de jogos desse gênero. Agora, em agosto, será lançado o The Texas Chain Saw Massacre, no qual tive a oportunidade de jogar durante o seu Teste Técnico no último final de semana e descobrir um pouco mais do que esperar desse novo título.

Seja a presa ou os canibais

Em The Texas Chain Saw Massacre é necessário um total de sete jogadores, onde quatro são as Vítimas e três os membros da Família. No papel da Vítima, seu objetivo é fugir da propriedade dos canibais, tarefa que não é tão fácil assim quanto escrever. Para isso, você precisa realizar diferentes tarefas e aproveitar de suas habilidades, para escapar por uma das quatro saídas disponíveis que se apresenta ser a melhor oportunidade de fuga no momento, algumas das quais abrem temporariamente e requer acesso ao dispositivo de abertura novamente.

As ferramentas encontradas ao longo da partida que irão auxiliar na sua fuga são: gazuas, para abrir qualquer porta bloqueada, frascos de cura – auto explicativo – e pedaço de osso para desarmar armadilhas e atacar os membros da família pelas costas. Vale lembrar que cada um destes itens são de uso único, é necessário ir em busca de outros, mas cuidado para não fazer barulho.

Como Vítima, você não está totalmente a mercê dos canibais, você pode utilizar alguns atalhos, que dois deles não conseguem acessar, para rapidamente sair de vista ou também usar portas ao seu favor para trancar ou até mesmo abrir com tudo na cara deles e atordoa-los. Apenas, tome cuidado para não se encurralar.

Já como Família, você pode ser o próprio Leatherface (ou Bubba), o Cook e o HitchHiker. Assim como as Vítimas, cada um é composto por habilidades únicas, o Bubba – portando uma serra elétrica – consegue destruir certos obstáculos e atalhos que eles utilizam; o Cook usa seu aparelho de audição para detectar algum fujão que esteja se movimentando e trancar até três portas com cadeados; já o HitchHiker consegue utilizar tais atalhos citados, mas com menos destreza, além de colocar até três armadilhas no chão para pegar algum distraído.

Como membro da Família o seu objetivo é matar as quatro vítimas, impedindo da maneira como for possível delas escaparem da propriedade. Além do uso das habilidades, você também pode prolongar a fuga deles acumulando mais tarefas, como: ligar o gerador conectado no portão principal – ou a bateria de carro no portão dos fundos – para ativar a armadilha elétrica e a partir desse momento ser obrigatório eles desligarem. Uma de suas funções também é alimentar o avô com sangue de baldes espalhados no mapa ou das Vítimas atingidas, após alimentado ele sobe de nível e através de seu grito, revela as Vítimas se movimentando, como uma espécie de sonar.

Todos estes elementos tornam a experiência de The Texas Chain Saw Massacre um pouco complexa de início, principalmente pelo fato dos únicos tutoriais existentes no Teste Técnico serem em vídeos e o jogo apresentar muita informação. De início, achei a experiência um pouco frustrante para ambos os lados, mas principalmente no papel de Vítima. Imagino que, uma jogatina inicialmente guiada e contra Bot seja necessário para melhor entendimento de como tudo funciona.

De início, você pode sentir a gameplay um pouco lenta, pelo fato das ferramentas coletadas serem demoradas com o intuito de não fazer barulho, porém, quanto mais partidas jogadas – em ambos os lados – você adquire melhor conhecimento de tudo a sua volta, principalmente dos mapas. Vale mencionar que a perspectiva de ambas as equipes são em terceira pessoa, diferente de outros jogos do gênero que tendem a alternar para primeira pessoa.

Diferenças e semelhanças

Ao longo do Teste Técnico, tive a oportunidade de jogar em dois mapas diferentes, dos quais apresentam a mesma estrutura cada em toda partida, mas com alguns elementos diferentes que ajudam a tornar a experiência um pouco menos repetitiva.

Apesar da planta dos mapas não mudarem, os locais para adquirir, gazuas, fusíveis para o quadro de força, entre outras ferramentas de auxílio e fuga, tem variações com alguns padrões. Se na partida atual a válvula da pressão da água não está em local A, com certeza estará no local B, o mesmo se aplica com os outros itens.

Uma vez que memorizado tais localizações, a jogatina se torna fácil, dependendo apenas da habilidade dos jogadores envolvidos, mas pode se dizer o oposto também. Caso o grupo da Família também estiver confortável com o jogo, pode se tornar uma partida complicada ou muito rápida.

Depois de algumas tentativas e conhecendo mais ambos os mapas, as fugas se tornaram consideravelmente mais fáceis, notando que algumas saídas eram de mais fácil acesso do que outras que apresentavam riscos maiores. Além de me comunicar com a equipe através do sistema de Texto e Voz do próprio jogo para melhor termos maior êxito na fuga.

The Texas Chain Saw Massacre é muito promissor

Muitos dos títulos assimétricos acabam facilmente por passarem despercebidos devido a falta de jogadores após seu lançamento, o que foi o caso de Evil Dead The Game. The Texas Chain Saw Massacre pode sofrer muito mais caso não tenha um grande alcance ou as pessoas se enjoem rápido, ao considerar que sete é o número essencial para uma partida.

No entanto, o que experimentei nesse Teste Técnico me deixou curioso para ver o que estão guardando para a versão final. Foi possível ter uma pequena prévia no lobby do jogo sobre coisas como: escolher os personagens – haviam sete disponíveis e não havia opção de escolher – cosméticos, árvore de habilidades e equipamentos.

Como não havia opção para escolher os mapas também, não sei se haveria mais além desses ou até mesmo de variações de saídas. Porém, ambas no quesito estrutura apresentaram equilíbrio entre as equipes e habilidades disponíveis.

Vejo elementos promissores e inovadores para o gênero, mas no fim tudo depende do quão agradável o jogo pode ser para novatos e como será equilibrado, principalmente na questão de árvore de habilidades com os jogadores veteranos.

The Texas Chain Saw Massacre tem lançamento planejado para 18 de agosto de 2023 para PlayStation 5 e 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC (Steam) e parece não ter localização para Português.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.