Review – Vandals

Seja um arruaceiro criativo

Grafite é algo predominante em todo lugar, alguns criativos, outros com coisas escritas que só quem fez entende, mas para cada nicho é um estilo e arte próprio a se apreciar. Em Vandals, jogo desenvolvido pela Cosmografik, o jogador entra na pele de um grafiteiro nos subúrbios de diferentes países deixando sua marca nas paredes durante a calada da noite. Para isso é necessário evitar os policiais e fugir de fininho.

Vandals é um jogo de estratégia em turnos onde o objetivo é grafitar uma parede e depois desaparecer evitando policiais. Uma peculiaridade interessante é que a arte feita na parede não é padronizada, mas sim da criatividade do jogador. É possível fazer qualquer coisa na hora de deixar sua marca na parede, desde a famosa opção das pessoas com mente de quinta série (vocês sabem do que estou falando), até uma adaptação de O Grito de Edvard Munch.

O jogo disponibiliza tamanho de “pincéis” e diferentes cores para poder criar sua obra, mas para chegar naquele muro, de turno em turno é necessário não ser avistado pela polícia. Para isso é possível utilizar alguns artifícios que auxiliam, como jogar uma garrafa longe para fazer barulho, utilizar um bueiro de atalho e até mesmo passar por baixo de cercas. Assim como todo jogo mobile, em menos movimentos e quanto mais perfeito a arte, melhor a pontuação.

Outro fator interessante ao jogar em mobile é que dependendo da preferência do jogador é possível utilizar o celular tanto na horizontal quanto na vertical sem prejudicar a experiência do jogo. O visual de Vandals é bonito e remete bastante a Lara Croft GO e Hitman GO, assim como sua mecânica. Sua trilha sonora não tem tanto destaque mas não foge muito de seu tema, mantendo um bom som ambiente durante seu gameplay.

Vandals traz uma experiência legal para o mobile principalmente na hora de colocar a mente para funcionar e desenhar, mas possa ser um jogo que se aproveite durante uma viagem do ônibus ou metrô enquanto espera chegar no destino. Jogo simples, porém dinâmico traz ferramentas de compartilhamento e mostrar o artista dentro de cada um para os amigos.

Vandals já está disponível para PC, iOS e Android.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.