Review – Spells & Secrets

No período entre 2015 e 2018, houve uma grande tendência de jogos roguelike/roguelite. Títulos que conquistaram o público com mecânicas inovadoras e certas renovações do gênero, como por exemplo: Dead Cells, Hades, Enter the Gungeon, Risk of Rain, Slay the Spire, entre outros. Jogos que tentam convencer o jogador a enfrentar os perigos de dungeons geradas aleatoriamente repetidas vezes até chegar no final que mais o satisfaz. Assim como o mercado, me senti saturado com jogos gênero – devido especialmente a temáticas e jogabilidade parecidas -, e deixei de jogar alguns mais recentes. Mas ainda mantenho-me curioso com o lançamento de Hades 2.

Foi então que conheci Spells & Secrets, um roguelite extremamente casual, apesar de apresentar bons desafios, com o tema de magia e bruxaria. Se a primeira coisa que veio a sua mente foi “Harry Potter” ou alguma variação do mesmo, a resposta é “sim”. Desenvolvido pela Alchemist Interactive e publicado pela Merge Games como parte da Maximum Entertainment, o game traz uma experiência escolar mágica na Academia de Greifenstein, onde um incidente misterioso libertou criaturas mágicas e instaurou o caos sobre a escola.

Uma varinha e muitos desafios

O jogo começa no seu primeiro dia como aluno de magia na Academia. A partir do pequeno e simples acervo de customização, você pode escolher a aparência de seu personagem, desde cabelo, tipo de corpo, maquiagem até vestimentas. Não é nada tão complexo quanto em The Sims, mas vale ressaltar que muitos cosméticos você libera ao longo da jogatina.

Logo em seguida, você é guiado com um breve tutorial e apresentação de mecânicas básicas, indo diretamente para sua primeira run. Foi nesse momento que senti potencial em Spells & Secrets. O final do mapa me colocou de cara com o vilão da história em uma luta. Com uma derrota obrigatória, você é mandado de volta para o pátio da Academia, local que funciona como o hub do jogo.

A partir daí você consegue adquirir novas magias, melhorar as que já foram aprendidas, evoluir o status do personagem e até mesmo firular com algumas atividades ali disponíveis.Assim como muitos jogos do gênero, a história se desenrola quanto mais tentativas (runs) fizer, especialmente se conseguir avançar mais do que a vez anterior.

Com uma clássica história de “Bem X Mal”, o enredo se desenvolve através de diálogos com alguns professores e alunos, mas principalmente se concluir todas as masmorras. Contudo, devo dizer que o enredo não é o grande atrativo de Spells & Secrets, mas sim a jogabilidade.

Explore e aprenda

Em Spells & Secrets, é possível ficar com até três magias equipadas e rotacionar com algumas na “reserva”, além de um espaço para poção que pode acompanhar variados efeitos. Se você se limitar a somente algumas poucas magias, você não está aproveitando todo o potencial que tem. Pode ser um pouco difícil no início por não ter moedas o suficiente para aprender novas técnicas. Por isso é necessário enfrentar diversas vezes as dungeons.

Devido à um feitiço na Academia, as dungeons que você enfrenta são sempre diferentes e com inimigos variados. Divididas em setores, você percorrerá dormitórios, áreas externas, salas de aula e até mesmo fazendas. Essas dungeons consistem em três níveis diferentes, com um chefe no final de cada uma, antes de chegar no grande vilão em questão.

É possível parar a qualquer momento e retornar na última parte que estava, sem o risco de perder seu progresso, elemento que muitos jogos do gênero carecem de ter. Em cada run você vai se deparar com diversos inimigos obrigatórios, alguns puzzles que recompensam com recursos, encontros com NPCs que vendem itens e alunos desamparados aguardando pelo seu resgate.

Caso venha a óbito, o único recurso perdido é o ouro que pode ser investido em um dos NPCs encontrados na dungeon. A “moeda” utilizada para comprar e melhorar magia/status se mantém, portanto é a melhor hora de escolher o que fazer com tudo aquilo antes de ir para sua próxima run.

Contudo, notei que não há muitas variações dentre os três níveis, o mesmo se aplica para os inimigos. Me encontrava fazendo o mesmo puzzle de caixa ou de arbusto repetidas vezes, assim como enfrentava o mesmo inimigo constantemente, com algumas variações de tamanhos. Além de apresentarem padrões bem fáceis de memorizar.

Faça a melhor combinação

Spells & Secrets apresenta uma ótima seleção de magias disponíveis com uma certa progressão. Nesse caso, é necessário adquirir e/ou melhorar as magias de iniciantes para então conseguir aprender as seguintes; as combinações são diversas, cabe a você descobrir o melhor jeito de usá-las. Não pense que só porque você consegue conjurar Lumus, já vai saber atirar um Avada Kedavra.

Também é possível adquirir itens que adicionam passivas às magias já aprendidas, expandindo ainda mais as possibilidades. As poções adicionam um tempero em toda essa receita. Desde o básico, como efeitos de cura, você também tem poções de poça de veneno e invisibilidade para tornar o combate mais a seu favor.

A minha preferência variava bastante, muitas vezes usava levitação e bola de fogo, mas quando pegava o item estilingue na magia de telecinesia, nada parava na minha frente, só quando eu congelava. Uma pena o controle não ter mais botões.

Alguns chefes podem servir de exemplo para a utilização de algumas magias, mais especificamente as elementais. Óbvio que você não vai fazer o mesmo que eles, mas era interessante ver as combinações que eles também possuíam.

Spells & Secrets é o roguelite mais confortável que joguei

Como mencionei no início do texto, fiquei saturado de jogos desse gênero. O principal motivo era a dificuldade e o esforço necessário para conseguir passar, seja do chefe ou da própria masmorra infestada de inimigos. Tudo isso para obter uma migalha de história. Isso é verdade até para alguns jogos roguelite, mesmo sendo o gênero similar mais “amigável”, em comparação ao roguelike. Porém, saiba que o jogo vai exigir mais foco em suas batalhas ao avançar na história.

Spells & Secrets é um suspiro para fãs mais casuais do gênero. Com seu funcionamento simples, mas muito fluido e bem estruturado, o jogo apresenta uma jogabilidade confortável para o jogador, até mesmo para quem não tem tanto costume de jogar. Apesar de existir tantas combinações, você não precisa tornar sua experiência tão complexa se não quiser, afinal, dá para fazer muita coisa com só três magias.

É possível jogar com um amigo no cooperativo local, mas não é possível jogar online. A não ser que seja pela Steam, utilizando o Remote Play que simula a experiência local, mas nós sabemos que não é a mesma coisa.

Mesmo com poucas variações de mapas, puzzles e itens, Spells & Secrets cumpre muito bem o seu papel nesse calhamaço de roguelikes punitivos e extensos. A temática também é um ótimo chamariz e se encaixa perfeitamente com a proposta.

Se você ficou carente de algum jogo nesse tema depois de Hogwarts Legacy, Spells & Secrets pode ser uma ótima pedida para jogar de maneira descompromissada. Seja para descontrair ou até mesmo um joguinho para partilhar em casal, Spells & Secrets me deixou bem satisfeito, apesar do jogo não ter localização em PT-BR nas legendas ou interface.

Spells & Secrets está disponível para Steam, Nintendo Switch e PlayStation 5. Em breve para Xbox Series X|S.

Spells & Secrets: Spells & Secrets é uma pequena luz em um túnel cheio de roguelikes/roguelites complexos, com uma jogabilidade simples e bem estruturada, o título entrega uma experiência agradável e confortável para jogadores mais casuais e até mesmo fãs da temática de magia e bruxaria. Otto

8
von 10
2023-11-10T01:22:36-0300

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.