Review – Shin Megami Tensei V: Vengeance
Em novembro de 2021, Shin Megami Tensei V ficou disponível exclusivamente para Nintendo Switch. No qual a maioria dos problemas queixados eram decorrentes do desempenho no console. Agora com o relançamento de Shin Megami Tensei V: Vengeance, que apresenta algumas novidades e agora disponível em todas as plataformas.
Shin Megami Tensei V: Vengeance mostrou ter uma mudança muito maior do que eu esperava, considerando o curto espaço de tempo. Praticamente todas as mudanças e todos os novos detalhes neste jogo foram algo que expandiu o original ou mudou elementos gerais dele. Além de uma história totalmente nova para conhecer.
Uma nova história
Logo no início de Shin Megami Tensei V: Vengeance, você imediatamente deve fazer uma escolha. Você salva essa garota misteriosa das correntes que a acorrentam para fora da história do jogo ou você desata sua prisão? Como eu queria ver a rota alterada conhecida como “Caminho da Vingança”, decidi estender a mão e salvar essa garota.
Se você não quiser, então a história está mais alinhada com o Shin Megami Tensei V original. Eventualmente, no início, quando você é jogado no submundo e se combina com Aogami, você conhece essa nova garota. O nome dela é Yoko Hiromine. Isso introduz uma nova mudança no jogo, personagens convidados em seu grupo muito antes.
Você começa bem cedo tendo Yoko como personagem convidado, o que já muda muito a primeira hora de Shin Megami Tensei V. Conforme você faz missões secundárias ou descobre novos trilhos vermelhos por todos os mapas, Yoko realmente lhe dará comentários. Ela falará sobre o mundo dos demônios e anjos. Quando você ajuda um demônio ou anjo, ela lhe dará comentários paralelos sobre seus pensamentos sobre a situação. Essa tendência continua quando você obtém mais personagens convidados em seu grupo ao longo do jogo.
Uma mudança que também está neste jogo é uma espécie de hub para interajir com os membros do seu grupo. Quando você entra em uma Fonte de Ley, você pode ir para o Antro de Demônios. Quando você entra nele, é possível falar diretamente com Aogami sobre a situação atual. Você também pode falar com qualquer um dos seus personagens convidados que estão no seu grupo.
A melhor parte do Antro de Demônios, no entanto, é poder falar com os demônios no seu grupo. Isso permite que você veja um pouco da mente deles, aprender mais sobre suas personalidades, bem como não ter que esperar para interrogá-los para obter diálogos deles novamente. Algo incrível é que quanto mais você usá-los em batalha, de tempo em tempo eles terão um item para lhe dar ou alguma motivação que aumentará suas estatísticas passivamente. Quanto mais você usar um demônio, maiores serão as chances de eles terem algo para lhe dar no Antro.
Eles também adicionaram Trilho Magatsu em Shin Megami Tensei V: Vengeance. Quando você estiver andando pelo mapa, você pode notar coisas vermelhas como um cano de grind no chão. Se você chegar perto e pressionar interagir, isso pode levá-lo para uma parte diferente do mapa. Isso é muito útil quando você precisa voltar ou encontrar áreas secretas no jogo.
Melhorias nas mecânicas e localização
Você não está mais preso apenas salvando em Fonte de Ley em Shin Megami Tensei V: Vengeance. Há uma tecla de atalho adicional para salvar a qualquer momento no jogo. Isso tornou minha capacidade de explorar significativamente menos irritante e mais corajosa. Se eu morresse devido a um inimigo aleatório, as chances são de que meu último salvamento tenha sido há apenas alguns minutos por causa de quão paranóico eu sou neste jogo. Ter a chance de usar esse salvamento me fez querer fazer mais conteúdo secundário também. Eu fui capaz de explorar mais do que o jogo tinha a oferecer.
Os recursos e as texturas de Shin Megami Tensei V: Vengeance não passaram por uma grande melhoria. Mas o que passou foi o desempenho. O jogo inteiro rodou basicamente a 60 fps travados. Algumas quedas aconteciam quando o jogo carregava ou durante a transição da cinemática para a jogabilidade, mas nunca cai muito quando você está jogando.
Um ponto extremamente forte do jogo é a sua localização em PT-BR. Com muita liberdade para usar expressões e palavras de baixo calão, cada demônio e personagem exalam sua própria personalidade, sem perder a essência original do jogo.
Um Shin Megami Tensei confortável
Acho que essa segunda tentativa de Shin Megami Tensei V foi uma excelente decisão da Atlus. Shin Megami Tensei V: Vengeance pode não ter muitas mudanças no quesito história, mas com uma melhor execução e nos deixando mergulhar mais neste mundo, ele acerta nos seus erros passados. Yoko também é uma ótima adição a este elenco e permite que muitos deles a enfrentem, o que dá aos outros personagens mais motivação para se manterem firmes. Ter a capacidade de salvar sempre que quiser também ajuda você a correr mais riscos no jogo. Shin Megami Tensei V: Vengeance é um jogo fantástico e um dos melhores relançamentos da Atlus.
Shin Megami Tensei V: Vengeance está disponível para Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC.
Shin Megami Tensei V: Vengeance: Shin Megami Tensei V: Vengeance resolveu todos os problemas que tiveram no jogo original e então adicionou ainda mais coisas que tornam a experiência confortável do início ao fim. – Otto