Review – Overcooked!

Corta a cebola, agora limpe os pratos, TIRA A PANELA DO FOGO, VAI QUEIMAR!

A Team17, estúdio indie responsável pela famosa franquia Worms, lançou recentemente Overcooked!. Um jogo que mostra o caos dentro de uma cozinha de um restaurante, bem, não necessariamente uma cozinha, mas que é possível se atrapalhar no meio de toda a confusão, isso é certeza. Um jogo simples, diferente de muitos já vistos e super divertido.

O Reino das Cebolas está em perigo e somente os melhores cozinheiros podem salvá-los. Em Overcooked! os jogadores se aventuram em uma grande variedade de cozinhas, muitas um tanto quanto bizarras, em uma jornada para se tornar um incrível Chef capaz de conquistar uma antiga criatura que aterroriza o Reino. Para isso, os Chefs terão que cozinhar diversos alimentos, desde sopas até peixe com batatas. Jogue sozinho ou trabalha em equipe de até quatro jogadores para se tornarem excelentes Chefs!

Overcooked! tem uma jogabilidade bem simples e rápida, no modo História o jogador irá se aventurar de cozinha em cozinha com diferentes pratos para tentar atingir seu objetivo, conquistar três estrelas, para isso é necessário entregar o maior número de pedidos o mais rápido possível até o tempo acabar. É possível liberar a próxima fase sem conseguir nenhuma estrela, mas é necessário ter um certo número para desbloquear.

Cada cozinha tem seu estilo e prato específico, trazendo cenários bem dinâmicos e malucos, e também variações em sua gameplay, pois existem pratos que necessitam cortar e cozinhar a comida antes de servir ou somente fritar ou somente cortar, as vezes nenhum. O que deixam as coisas bem mais confusas e desesperadoras para organizar as coisas na cozinha, enquanto se está preparando tudo, os pedidos vão chegando. Organização é extremamente necessária.

O modo singleplayer de Overcooked! é quase impossível de se jogar. Um jogador tem dois cozinheiros para controlar separadamente, é possível deixar um cortando o alface enquanto o outro está lavando os pratos, mas é necessário um nível de monitoramento muito grande para conseguir fazer os pratos organizadamente, chegando nas fases mais avançadas fica muito difícil de se fazer isso, o jogo é mais apropriado para dois jogadores ou mais.

Já o modo multiplayer é extremamente divertido e maluco, a cada cozinha nova, todos os jogadores ficam perdidos com o que fazer e aonde ir, principalmente quando o cenário tem suas “surpresas”, deixa tudo mais caótico. Não existe diferença na jogabilidade entre um jogador ou mais, somente a pontuação a ser atingida, as cozinhas e os pratos são os mesmos. A única desvantagem do Overcooked! é o seu multiplayer ser somente local, não há como jogar online com os amigos, somente no jeito clássico de chamar o pessoal na sua casa. Não é ruim, mas isso atrapalha um pouco.

Overcooked! tem um visual muito bonito que se encaixa perfeitamente com o jogo todo, assim como sua trilha sonora, não é tão destacável, mas como música de fundo se mescla bem no ambiente culinário. Arregasse as mangas, lave as mãos e prepare-se para cozinhar. Faça hambúrgueres, sopas e muitos outros pratos em cozinhas fora do normal, sozinho ou com seus amigos, mas cuidado para não tacar fogo na cozinha toda.

Overcooked! já está disponível para Xbox One no Xbox Games Store, PlayStation 4 no PlayStation Store e PC na Steam.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.