Review – Mortal Shell

Um herdeiro promissor com muitas limitações

São poucas as vezes em que um único jogo define um gênero que permeia diversas gerações de consoles. Dark Souls é um exemplo disso, trazendo elementos únicos para o conhecido mundo dos Action RPGs e definindo, para muitos, um padrão de dificuldade que acabou se tornando até âmbito de piada.

A Cold Symmetry traz um herdeiro que bebe muito desta enorme fonte, Mortal Shell, com um mundo tenebroso e cheio de mistérios a serem desvendados, criaturas grotescas e ameaçadoras à espreita. Um jogo que se explora e implementa bem em novas mecânicas, porém parece desacreditar em si mesmo ao ser limitado em muitos aspectos.

O Desconhecido

Assim como na famigerada série citada acima, Mortal Shell traz nuances ao apresentar sua história e seu mundo. Um ambiente hostil e desconhecido, com seus textos abstratos em itens e lápides espalhados, diálogos líricos com outros personagens encontrados em sua aventura em busca da Ascensão para longe dali.

Com certa dificuldade, o jogador precisa observar e ler textos de itens e objetos à sua volta para conectar certos pontos, mas nada que futuras teorias geradas pelos fãs possam esclarecer ainda mais este universo criado, elemento que se torna agradável para uns e incômodo para outros.

Mortal Shell: Beta de jogo inspirado em Dark Souls está aberto

Explore, sofra, aprenda

Mortal Shell traz elementos únicos em sua jogabilidade, apesar de apresentar um único personagem com movimentações lentas e pesadas, ele é compensado com três métodos de evitar ser golpeado, o parry, a rolagem e o inédito harden (ou enrijecer). Os dois primeiros citados são bem familiares, já a mecânica de ficar duro, favorece a gameplay mais vagarosa. Semelhante ao parry, o harden absorve o dano que o jogador fosse sofrer naquele golpe e faz o inimigo cambalear abrindo sua guarda.

As limitações, por sua vez, acabam sendo relacionadas à construção do personagem. Com somente um inicial fixo e imutável, os status, como Vida e Stamina, são alterados ao utilizar quatro distintos cascos (shells) encontrados, além dessa condição, cada um traz consigo passivas a serem adquiridas. O mesmo se aplica com as armas, existem apenas quatro, cada uma com habilidades únicas e um move set deveras básico.

A combinação de casco e arma a ser utilizado, remanesce ao jogador escolher a sua preferência de como utilizar e qual o melhor favorece. Outro elemento inédito e curioso é o de itens, sempre que algo novo é encontrado o jogador deve usar pelo menos uma vez para descobrir seu efeito e função.

A exploração é inicialmente confusa e deixa o jogador perdido por ser um cenário imutável para onde quer que vá, mas uma vez compreendida essa região, que funciona como um hub para o jogador, (semelhante à Firelink Shrine) e para quais direções seguir a partir daí, se torna mais compreensível.

Imagens de Mortal Shell 2/5

Curto e limitado

Mortal Shell sofre de uma grande expectativa da comunidade na qual está se inserindo, pessoas que irão dissecar a história e cada possibilidade de combinação de casco, armas, itens e o que mais for possível, mas tendo em vista esse tipo de jogador, não parece que o título possa agradar por muito tempo.

Até mesmo os chefes encontrados, que inicialmente trazem um desafio e certo desconforto, se revelam pífios dependendo da abordagem utilizada. Além disso, alguns inimigos se repetem frequentemente em diferentes áreas e outros não passam de reutilizações de criaturas encontradas anteriormente.

Há anos pessoas criam desafios e inventam loucuras dentro de jogos da série souls, com sua gama de itens, criação de personagem e magias, é possível criar muitas coisas. Algo que Mortal Shell não parece que irá suprir. É certo que desafios serão feitos e muitos irão inventar o que fazer e como fazer, porém, considerando as limitações e tempo de gameplay, pode desagradar aqueles com grandes expectativas.

Mortal Shell Hands-On Preview: Adding New Strategies To The Souls ...

Vá com calma, conheça e aproveite

Mortal Shell é um título que se limita muito com a proposta que está oferecendo, não somente em itens, mas longevidade. De primeira viagem, o jogo pode ser muito bem aproveitado e deveras sofrido até compreender totalmente sua jogabilidade, mas ao se aprofundar e tentar se desafiar em diversas jogatinas, Mortal Shell revela-se curto e pobre de chefes, inimigos, builds e sem múltiplos finais.

Talvez o estúdio não acreditou no que poderia ser alcançado ao adentrar nesse gênero ou pode acabar servindo de “estudo” para um futuro título e saber o que pode ser melhorado através de opiniões dos jogadores.

Mortal Shell agrada o fã casual, mas carece de elementos que poderiam enaltecer dentre os jogadores mais hardcore do gênero que gostam de se desafiar e destrinchar com o que for possível.

Mortal Shell está disponível para PC, Xbox One e Playstation 4.

NOTA: 8/10 vezes que morri até entender a mecânica de ficar duro

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.