Review – Mega Man X Legacy Collection 1 e 2

Mais uma coleção digna de replay

Em 1993 a Capcom lançou um jogo intitulado Rockman X, por questões de direitos autorais, no Ocidente, foi lançado com o nome que seria conhecido por gerações, Mega Man X. Um spin off do clássico Mega Man de NES, sua versão X trouxe inovações para a franquia, uma história mais densa e personagens mais legais que o próprio protagonista, vulgo Zero. De tanto sucesso que obteve, Mega Man X teve sete continuações, sendo as três primeiras para SNES, três para Playstation 1 e dois para PS2. Após alguns anos a Capcom resolveu remasterizar e trazer para os fãs e cativar um novo público o Mega Man X Legacy Collection 1 e 2, edição que contém os oito jogos da série e um pouco mais além.

A série se passa no ano 21XX, quando Dr. Cain participava de uma escavação em busca do fóssil de uma planta e achou por acidente o antigo laboratório. Para sua surpresa Cain encontrou um robô chamado Mega Man X em uma cápsula de diagnóstico. Mega Man X (chamado de ‘X’) possuía o poder de tomar suas próprias decisões, o que surpreendeu o paleontólogo. Dr. Cain se dedica então a estudar X e com o tempo, ignorando os avisos deixados na cápsula por Dr. Light, conseguiu fabricar seus próprios robôs, baseados no projeto de X, também dotados de livre arbítrio, chamados de Reploids. Eles se autodenominam de Mavericks, com isto, foram criados os Mavericks Hunters, um grupo formado por Reploids aliados à raça humana, que seria responsável pelo controle de ocorrências. Sigma,um Reploid de grandes capacidades, foi escolhido para ser o líder do grupo até que ele também se tornou um deles, e do outro lado declarou a Guerra Maverick contra os humanos e reploids. X tomou a iniciativa de juntar-se aos Maverick Hunters (Caçadores de Mavericks) sob o novo líder, Zero, em uma missão para salvar a Terra de Sigma

Mega Man X Legacy Collection 1 e 2, como mencionado acima, traz as versões remasterizadas de todas as versões X do Mega Man em dois volumes, cada um contendo quatro jogos e conteúdos extras. Não há muito o que se falar a respeito dos jogos por serem o mesmo de anos atrás em questão de gameplay, fases, chefes e entre outras coisas. Porém, é possível reviver a experiência da maneira que quiser, seja escolhendo o filtro dos gráficos deixando como era antigamente ou menos pixelado, assim como deixar a tela em 16:9 ou 4:3 com barras laterais ocupadas por layouts do próprio jogo. Para quem estiver afim de aproveitar o jogo pelas batalhas de chefes ou história, é possível ativar o modo Rookie Hunter que deixa o jogo extremamente casual, onde os inimigos causam menos dano, não há dano de colisão e X causa um dano a mais.

O que acaba sendo realmente interessante é a quantidade de material existente no “Museu” do jogo, coisas como galeria de artes, algumas que nem foram reveladas na época. galeria de trailers, player para ouvir as músicas dos jogos, galeria de produtos e até mesmo a animação que antecede os jogos. Um prato cheio tanto para quem é fã quanto para quem tenha interesse em conhecer mais sobre este universo dos Reploids.

Um modo de impressionar os jogadores em Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 é o X Challenge, nele o jogador encara somente as batalhas contra os chefes de todos os jogos. qual a dificuldade? Dois deles ao mesmo tempo. X Challenge é um modo exclusivo para o Legacy Collection pronto para desafiar os mais empenhados em Mega Man. Com uma pequena história para se basear, onde os Mavericks retornaram e estão causando tumulto por aí e seu objetivo é derrotá-los novamente, o jogador tem a chance de se preparar com até três poderes diferentes para facilitar no combate.

Para quem adquirir no PC, é extremamente recomendado utilizar um controle, uma vez que usar o teclado possa acabar confundindo a cabeça com a sequência de botões necessários para apertar. Apesar de ser um jogo leve, é possível notar as famosas “quedas de FPS” existentes na época ao carregar uma fase ou pela quantidade de efeitos e inimigos na tela, nesse caso não é culpa do computador, mas sim efeito do próprio jogo.

Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 é um prato cheio para quem é fã e pode acabar sendo bem proveitoso para os curiosos de plantão que nunca jogaram. O modo Rookie Hunter pode vir a calhar caso o jogador fique cansado de sofrer tanto durante as fases até chegar no chefe. O jogo traz sistema de Achievements que pode ser gratificante para os que gostam de platinar. No geral, vale a pena a nostalgia e como primeira experiência, jogos deste gênero são raros atualmente e fazem falta.

Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 está disponível em formato digital para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC, e em formato físico no Brasil para PlayStation 4.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.