Review – Just Dance 2024

No meio dos games, nós temos a certeza de que todo ano haverá lançamentos como, um novo jogo de futebol ou esportes em geral, um novo Call of Duty, às vezes um Assassin ‘s Creed, mas principalmente, um Just Dance.

O título, desenvolvido pela Ubisoft, que se tornou a maior franquia musical dos games desde 2009, chega com uma nova continuação, Just Dance 2024. O game traz 40 músicas novas – desconsiderando a assinatura – com variações de dificuldade (coreografias) e cenários. Originadas de diversas fontes, do K-pop ao TikTok, o título também traz a estreia de Gloria Groove com “A Queda”.

Dance e pratique bastante

A franquia Just Dance vem apresentando novidades no quesito artístico. Sempre utilizando cores fortes e cenários extremamente policromáticos e animados, em sua mais nova entrada, a Ubisoft continuou com a ideia de vídeoclipes, mas agora com alguns trechos de história entre eles. Como de costume, existe o Treinador para os jogadores acompanharem, assim como uma prévia dos passos no canto da tela. Enquanto a dança ocorre, poucos dão atenção enquanto jogam, mas muitas coisas acontecem ao fundo.

Just Dance 2024 (JD 2024) continua na abordagem de novos ângulos de câmeras, close no dançarino e um interesse enorme para com os cenários 3D em algumas músicas. Há mais sensação de profundidade agora. Dessa vez, senti que souberam dosar a utilização dos efeitos de câmera sem que atrapalhe o jogador.

Entretanto, na música “Rapper’s Delight”, que é apresentada com uma belíssima animação em stop motion, não trouxe uma sensação agradável ao dançá-la. Devido a animação do Treinador ser em menos frames em comparação com o cenário a sua volta, foi um pouco incômodo pegar os passos no tempo certo.

Algumas músicas resgatam personagens e cenários utilizados em títulos anteriores, como a de “Shine a Little Love” que conta a história de um Gambá, amigo do Panda da música “Mr. Blue Sky” do Just Dance 2022. Alguns treinadores de outras músicas de títulos anteriores também retornam na nova setlist.

TikTok, moda e nostalgia

Da grande maioria das músicas, admito que reconheci diversas por serem hits no TikTok, algumas como: “Makeba”, “Cure for Me” e “I’m Good (Blue)”. Alguns sucessos de K-pop que não podem faltar, “How You Like That” e “Butter”. Já outras batem a nostalgia com seu sucesso atemporal como “Gimme More”, “Canned Heat”, “Survivor” e “Dont’ Cha”.

Além de hits esperados devido a tais sucesso, Just Dance 2024 também apresentou algumas músicas que tocaram sem parar nos streamings, como “Calm Down” de Rema, mas na versão sem a Selena Gomez e “Flowers” de Miley Cyrus.

Algo que me deixou um pouco descontente foi a falta de algumas músicas do Eurovision, considerando que na edição de Just Dance 2023 foram lançadas três que estiveram na competição daquele ano. O Eurovision 2023 apresentou ótimas músicas que poderiam fazer parte da setlist de Just Dance 2024.

Como de costume, a coreografia das músicas varia de acordo com a dificuldade apresentada. Normalmente, as versões “Extrema” delas apresentam os passos oficiais da música, comumente em canções de K-Pop, boy bands e ídolos pop. Algumas danças são mais interpretativas do que uma coreografia em si, logo, vai do gosto e vontade de quem estiver jogando.

Mesmo as de dificuldade “Médio” eu senti complicações em executar e acompanhar de primeira. Claro, não sou nenhum dançarino da Beyoncé, mas eu lembro de ter mais facilidade em músicas de níveis baixo. Entretanto, pude notar uma certa “reciclagem” em certos passos presentes em algumas músicas, o que ajudou na memória muscular.

Just Dance 2024 agrada fãs de hits

É notável a inovação que a franquia Just Dance apresenta a cada ano. Seja em sua setlist, visual e agora em seu menu, com um visual belo e enxuto, facilitando a vida do jogador na hora de escolher uma música ou até mesmo playlist já montada pelo jogo. 

Felizmente, não existe mais o gatcha de cosmético que você usava sempre que acumulava as moedas no jogo. Agora funciona como uma espécie de passe de temporada, basta jogar para desbloquear.

Just Dance 2024 se mostra uma continuação decente, acompanhado de alguns experimentos, alguns que deram mais certo que outros. Contudo, com a assinatura de Just Dance + você consegue dançar as músicas dos outros títulos da franquia, logo, só vale adquirir o mais recente, caso você se interesse pelas novas músicas ou se é sua primeira aquisição.

O jogo é totalmente localizado em PT-BR, mantendo um tom mais descontraído com algumas expressões, com direito a linguagem neutra como “Selecione ê sue treinadore”. 

Just Dance 2024 já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S.

Just Dance 2024: Just Dance 2024 traz uma boa setlist, principalmente se você acompanhou os hits to TikTok e gosta de uma coreografia de K-Pop. Mas, caso as 40 músicas inéditas da edição não são muito atraentes, vale continuar com a sua edição e pagar a assinatura. Otto

8
von 10
2023-11-17T10:43:31-0300

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.