Review – Injustice 2

NetherRealm continua um caminho sólido de evolução em seus jogos

Após o lançamento de Mortal Kombat em 2011, a NetherRealm encontrou uma jogabilidade fixa para utilizar em seus games de luta. Desde então os sistemas foram sendo refinados a cada título, com detalhes que enriqueciam o sistema de combate apresentado. Além disso, o estúdio também mostrou uma nova maneira de apresentar a narrativa de um jogo de luta, algo que outros games do gênero ainda tropeça para fazer. Injustice 2 chega seis anos depois da primeira experiência da NetherRealm para mostrar como algo pode evoluir, sem que os rumos sejam levados para lados escusos.

Injustice 2 se passa cinco após os acontecimentos do primeiro game, com os heróis ainda divididos por conta das ações do Superman. Porém essa cisão pode ter que ficar de lado quando o grande vilão Brainiac aparece para destruir a Terra. O resumo da plot de Injustice 2 é o que toda saga da DC Comics se parece, e isso é elogio quando dito à uma adaptação de quadrinhos para os games.Ao colocar na balança a aceitação complicada das adaptações cinematográficas da editora, a DC Comics dispara na frente em qualidade ao tratar de outras mídias. Além de Injustice, os jogos da saga Batman são exemplo de como o polimento de um game afeta na qualidade do produto final. O modo história de Injustice 2 possui um dos melhores roteiros vistos em jogos de luta, conseguindo uma maneira coesa de colocar os personagens para “saírem na mão” em algum momento. Apesar de uma boa trama, em algumas partes a narrativa tende a colocar alguns dos personagens de maneira ruim, apenas para que esse apareçam.

O sistema de luta de Injustice 2 é basicamente o visto em Mortal Kombat X, apenas com a mudanças que já estavam presentes no primeiro jogo da série. Um pequeno detalhe que os desenvolvedores parecem ter se atentado é fluidez das lutas e a sequência de combos. Em outros jogos do estúdio, realizar um combo após o outro era um pouco travado, lento em alguns momentos. Porém em Injustice 2 é possível ir aumentando o contador de hits facilmente, sem deixar com que o oponente tenha tempo para se defender. Existe uma boa quantidade de objetos nos cenários que podem ser utilizados para dar dano ou para tomar distância do inimigo, impedindo ficar sem reação durante a luta. Os personagens de Injustice 2 possuem características próprias, de acordo com suas habilidades, tornando mais ampla a jogabilidade dos combates. Existem três tipos de personagens, que variam entre rápidos, fortes e médios, que encontram-se entre as duas categorias. Mesmo dentro desses grupos, Robin e Mulher-Gato, que se encaixam no tipo rápido, possuem uma lista de movimentos e golpes muito diferenciada, por exemplo.

O pequeno problema de Injustice 2 está no sistema de recompensas e itens customizáveis inseridas no jogo. Cada personagem possui uma ficha com valores de atributos, que podem ser modificados com certos acessórios cosméticos.  Alguns desses itens só é obtido em caixas com recompensas aleatórias, como as de Overwatch, e os melhores acessórios só estão presentes em caixas que precisam comprados com dinheiro. Isso desbalanceia um pouco o modo online, o bom é que os desenvolvedores inseriram uma opção onde o efeito dessas modificações não influenciam no combate, acrescentando uma gama maior de possibilidades de lutas.

Injustice 2 é um jogo de luta que oferece uma experiência completa e divertida, seja para curtir o modo história, sentar ao lado de um amigo para jogar ou passar horas completando os desafios do Multiverso. O jogo também possui uma abertura para uma cena mais competitiva, tornando os campeonatos da EVO ou da Injustice 2 Championship Series muito divertidos de se acompanhar. Injustice 2 é mais uma maneira da DC Comics mostrar que apesar de suas adaptações cinematográficas estarem engatinhando para encontrar um caminho, em outras mídias a empresa continua confortável e produzindo ótimos materiais.

 

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.