Review – Gunbrella (Nintendo Switch)

Gunbrella é um jogo de ação neo-noir em 2D desenvolvido pela Doinksoft e distribuído pela Devolver Digital. Nele, você joga com um protagonista sem nome e sem muito diálogo, que acaba se envolvendo em conflitos muito maiores do que o seu próprio.

Após o assassinato de sua mulher e o sequestro de seu bebê, tudo que restava era a arma do crime que foi abandonada, uma eficiente combinação de espingarda com guarda-chuva. Com o objetivo de resgatar sua filha e empunhando a arma do crime, uma breve história de vingança se inicia.

Um objetivo e uma arma

Com o claro objetivo de vingança, você se encontra passando por algumas cidades pacatas, acompanhadas de seus próprios conflitos a serem resolvidos, seja um prefeito que foi sequestrado ou um garoto perdido na floresta. Alguns objetivos secundários ajudam a complementar a aventura e são devidamente recompensados.

A história segue de maneira linear e acompanha algumas escolhas ao longo da jornada, entretanto, nada que afete a história como um todo, mas é possível perder uma recompensa ou outra dependendo da escolha feita anteriormente. Contudo, equipado com sua gunbrella, nada pode lhe parar.

Gunbrella apresenta uma ótima mecânica com a arma guarda-chuva (vide o nome do jogo), que não só funciona como uma arma potente, mas é também uma grande ferramenta de defesa e mobilidade.

A arma auxilia escalar paredes altas, defletir tiros e até mesmo planar. Além disso, também é possível defletir projéteis inimigos e trocar o tipo de munição/funcionamento limitado entre metralhadora, lança granada, serra e outros. Basta descobrir o que funciona melhor, principalmente contra os Chefes. Ao longo da jornada é possível melhorar o dano e diminuir o intervalo entre os tiros, assim como comprar itens de cura e evitar uma morte dolorosa.

Um guarda-chuva e um destino

Em momentos cruciais do jogo, você irá enfrentar Chefes de proporções maiores que seu personagem. Aqui é quando a gunbrella começa a brilhar. Eu, particularmente, não achei as lutas difíceis, bastava algumas tentativas para memorizar o padrão e saber os lugares certos para não tomar dano.

Nessas horas a sua arma se prova muito forte, capaz de impedir alguns golpes do Chefe (e, dependendo da distância, eliminar inimigos com um tiro só), assim como útil para desviar e aparar alguns golpes.

Admito que fiquei um pouco decepcionado com a pouca quantidade de chefes, mas é compreensível ao notar o tempo total de jogo.

Gunbrella inova e surpreende

Gunbrella foi uma grata surpresa para um ano repleto de títulos grandes e de estúdios de renome. É sempre gratificante ver jogos indies sendo apoiados para ganharem destaque no mercado, principalmente quando fazem jus ao famigerado hype.

Estava curioso com Gunbrella desde seu primeiro anúncio e devo dizer que não fiquei decepcionado. Com uma boa história de vingança acompanhada de uma ótima gameplay, além da localização do jogo em português brasileiro de grande qualidade, foi um dos títulos mais divertidos que joguei no Nintendo Switch nesse ano.

Gunbrella está disponível para PC (Steam) e Nintendo Switch.

Gunbrella: Gunbrella é um jogo side scroller no estilo neo-noir em pixel art que traz uma intrigante história de vingança e acontecimentos sobrenaturais e uma arma guarda-chuva para eliminar todos os perigos em seu caminho. Otto

9
von 10
2023-09-16T16:49:38-0300

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.