Review – Fe

Um jogo que não necessita de diálogos, somente tons sonoros

A Electronic Arts e a Zoink Games anunciam na E3 2017 o jogo Fe, uma aventura narrativa do estúdio sueco, já disponível digitalmente para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e no Origin para PC. Fe é o primeiro jogo do ano do programa EA Originals. O jogo oferece aos jogadores uma experiência inesquecível que não necessita de diálogos, o canto dos animais e a floresta é tudo que há para se ouvir.

Fe traz uma obra de arte em paleta de cores em tons de roxo e avermelhados, e os sons da floresta em seu mais puro tom. Nele, o jogador entra na pele de uma das criaturas existentes nesta floresta, seu objetivo é salvar todos dos invasores que querem destruir e aprisionar todos os seres vivos do ecossistema. Para isso, essa criaturinha precisa aprender a língua de todos os animais para se comunicar e então uni-los para se rebelar contra estes inimigos.

O jogo tem uma mecânica simples e confortável, na qual a única coisa que a criatura faz é emitir os sons, subir em árvores e planar. Os objetivos são concluídos utilizando estas habilidades, dependendo do que deve ser feito, é necessário um canto diferente, esses, são desbloqueados ao decorrer do jogo ajudando outros animais em apuros. Já outras habilidades são desbloqueadas somente ao acumular certa quantia de um cristal rosa espalhado por todo o mapa.

Seu mundo semi aberto tem um tamanho confortável com relação ao tamanho e velocidade da criatura, porém muitas vezes confuso por ser parecido em certos momentos, sendo necessário abrir o mapa ou pedir para que um pássaro o guie para o objetivo.

Seu visual e efeitos sonoros são impecáveis, conseguindo trazer sensações e sentimentos através dos mesmo, sem a mínima necessidade e diálogo ou até mesmo explicação de tudo que está acontecendo em Fe. Já sua trilha sonora fica um pouco ofuscada com todos os elementos, principalmente se o jogador segurar o botão para a criatura ficar berrando pela floresta, porém bonita e agradável quando prestada atenção

Seu colecionáveis ajudam mas não são extremamente necessários para a conclusão do jogo, alguns auxiliam no desbloqueio de habilidades, já outros complementam a história. Elementos que podem ser ignorados por jogadores que querem saber somente da história, mas existe conteúdo a mais para os que gostam de caçar coisas.

Pode haver uma crítica dentro de Fe em certos olhos, ao envolver uma floresta e invasores que “incomodam” este ecossistema tentando controlar e capturar todos os animais dentro dele. Para outros, pode ser uma bela experiência artística a ser jogado.

Fe já está disponível para PS4, Xbox One e PC na Origin.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.