Review – Fallout 76

Um Fallout como qualquer outro, mas carece com enredo e variedade de missões

Durante todos os períodos de lançamento de cada novo Fallout, os fãs se dividiam em aproveitar o mundo sozinho e cada um no seu ritmo e em explorar com amigos e se aventurar em cada Vault existente. Neste ano a Bethesda resolveu partir, pela primeira vez, para o modo online em Fallout 76. Infelizmente não parece que houve tanto investimento em questões de histórias dentre as missões como nos títulos anteriores.

Todo RPG que se preza, seja offline ou online, necessita ter uma grande história por trás para cativar os jogadores, além de ter um belo mundo a se explorar e personagens para conhecer, dentre muitos outros elementos. Por um bom tempo Fallout conseguia executar bem essa fórmula. Seu sucesso decaiu um pouco com Fallout 4 que, novamente, dividiu os fãs entre os que gostaram e os que não apreciaram muito as novidades do jogo.

Em Fallout 76, apesar de um mundo e um contexto novo para os jogadores aproveitarem, o trabalho investido nas Quests e nos personagens não foi tão bom assim. Inicialmente, o jogador se depara com o começo igual aos anteriores da franquia. Após a criação do personagem, há uma breve explicação da mecânica e do Pip-Boy, seguido de uma Quest principal para encontrar os outros sobreviventes do Vault 76. O problema é que, pela lógica, os outros sobreviventes são os outros jogadores e a Quest, por fim, não chega a ter um propósito a não ser um “tutorial gigante” por todo o mapa.

A imersão do mundo não existe, há falta de NPCs para dialogar e saber mais sobre as cidades e eles mesmos, não há questões de morais como os outros ou testes de diálogos de acordo com a habilidade do jogador. É um RPG online onde se faz Quests para upar, criaturas para matar e outros players para interagir, somente esses propósitos. Os inimigos, por uma boa parte do tempo são os mesmos, o que muda é o Level. Até certa parte do mapa, tudo que o jogador enfrenta são Chamuscados e suas variações, as vezes uns robôs mais fracos e ao avançar mais, os Supermutantes. Não há muita variedade até aí umas boas horas de jogatina.

Seguindo a mecânica do jogo anterior da franquia, em Fallout 76 é possível criar sua própria base com os recursos obtidos, assim como criar e consertar armas e armaduras, fazer comidas, bebidas e até mesmo modificar seu próprio Power Armor. A partir das armas obtidas pelos inimigos há chances de obter melhorias ao desmantela-las e criar uma de sua preferência. Igual aos inimigos, não há muitas variações nas armas e armaduras por uma boa parte no jogo. Dessa vez, para sobreviver neste mundo pós nuclear, é necessário prestar atenção na fome e sede do personagem, isso pode afetar o AP e prejudicar na hora do combate.

Já Level Up é feito de maneira diferente também, uma vez que ganha um ponto, o jogador escolhe entre as sete habilidades S.P.E.C.I.A.L., cada letra correspondendo a uma coisa, Força (Strenght), Percepção (Perception), Resistência (Endurance), Carisma (Charisma), Inteligência (Intelligence), Agilidade (Agility) e Sorte (Luck). Ao escolher, é adicionado um ponto àquela letra, assim o jogador escolhe as cartas de Perks, que obtém habilidades passivas, até preencher o valor total da letra.

Apesar de tudo, Fallout 76 tem muitas localizações para se explorar e uma vez que descoberta, algumas vezes, Quests são liberadas para realizar por volta do local. A todo momento é possível participar de eventos que acontecem por todo o mapa de West Virginia, é possível ir a pé ou através do fast travel gastando uma certa quantia de Tampas de Garrafa, famosa moeda utilizada no mundo de Fallout.

A experiência com a maioria dos jogadores são bem tranquilas, tanto os de Level alto quanto os baixos. Muitos são bem amigáveis e fazem grupos para ajudar os mais fracos a uparem mais rápido realizando Quests de Level alto. Óbvio que, como todo jogo online, uma hora acabará encontrando alguém que vai sair matando todo mundo e pegar seu Loot. A morte funciona de maneira diferente em Fallout 76. Ao zerar os pontos de vida, o jogador ainda tem uma chance de ser resgatado por outro, esteja em grupo ou não, se isso não ocorrer se escolhe um local para reviver e é possível ir até o local da morte para recuperar os itens perdidos. Nenhuma arma ou equipamento qualquer é largado, somente itens consumíveis e alguns recursos necessários para criações.

Fallout 76 foi uma primeira tentativa para a Bethesda se iniciar com um novo jogo no mundo online, está longe de ser perfeito, mas não é de todo ruim se jogado com amigos, caso tenha interesse em adquirir e for jogar sozinho, vale mais a pena adquirir outro título da série. O jeito é esperar para ver melhorias serão feitas durante futuros Patchs adicionados no jogo ou até mesmo DLCs com preços viáveis.

Fallout 76 já está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.