Review – Beginning Hour (Resident Evil 7 demo teaser)

Bem-vindo de volta à família!

Sem título

Nesta segunda-feira (13), a Capcom anunciou durante a conferência da Sony na E3 o mais novo título da franquia Resident Evil. O trailer exibido revela um Resident Evil totalmente diferente do que estávamos acostumados, com engine e mecânicas bem diferentes, além de uma perspectiva em primeira pessoa. Também foi liberada uma demo para os assinantes da PS Plus, intitulada ‘The Beginning Hour’’.

wwe

O novo game se passa em uma propriedade rural nos EUA na qual, supostamente, ocorreu um crime, além do desaparecimento da família que residia na casa que, agora, se encontra abandonada. Ainda envolto em mistério, não é possível saber muito sobre a história, nem mesmo sobre quem será o protagonista. De fato, esse novo título parece promissor em retornar às raízes do survival horror, algo que vinha sendo requisitado pelos fãs e que havia sido perdido com os últimos títulos da franquia.

a

Com uma atmosfera que remete à PT e Outlast, The Beginning Hour tem início com uma misteriosa cutscene, na qual é possível notar um cenário totalmente escuro, claustrofóbico, sujo e esquisito. Aparentemente, você e um amigo estão amarrados dentro deste local e ele tenta te soltar, mas a cena corta e há um mistério com relação aos eventos que se seguem. Posteriormente, acordamos no que parece ser um outro cômodo da casa e nos deparamos com um claro e simples objetivo na tela: saia da casa.

Os cenários da propriedade são os mesmos já vistos no trailer. Há uma tentativa bem-sucedida de recriar um ambiente claustrofóbico, escuro e apavorante. A casa a qual temos acesso é pequena e não há muitos cômodos nem nada a ser excessivamente explorado. Mensagens estranhas e bizarras aparecem em um bilhete e há alguns itens a serem coletados e locais para os quais você deve retornar para cumprir seu principal objetivo. Vários barulhos estranhos também surgem enquanto você anda pela casa, objetos caem e você é surpreendido por manequins bizarros que parecem estar te observando. Há ainda um flashback que considerei um dos melhores momentos da demonstração, que não só auxilia um pouco na compreensão dos eventos em curso, como também auxilia os seus próximos passos no gameplay, genial!

3

Não há zumbis, monstros e nem grandes sustos nessa demonstração, o que obviamente não quer dizer que não estejam presentes no jogo, mas claramente o foco está em recriar o terror psicológico. O medo aqui está presente na hesitação em querer sair ou entrar em cada cômodo, em olhar para trás, em cada passo dado à frente, nos barulhos bizarros presentes na casa que fazem com que não queiramos saber quem ou o que os está causando. A sensação que prevalece ao longo desses 20 minutos de demo (não espere nada muito além disso, ela é curta mesmo) é a de que estamos numa espécie de mansão assombrada, onde eventos terríveis ocorreram e a única vontade além de sair é descobrir ao menos o que está acontecendo (alguma semelhança com Resident Evil 1?)

42

Já dizia H.P. Lovecraft que a emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido. Beginning Hour cumpre bem esse papel, afinal, o tempo todo estamos aflitos com algo e não fazemos a mínima ideia do que possa ser. No mais, a demonstração não tem nada de tão espetacular e quase não nos revela absolutamente nada, pelo contrário, nos mantém presos no mesmo suspense o tempo todo, o que é um ótimo começo. Há ainda outro fator super interessante: a demonstração tem várias maneiras diferentes de chegar ao final, de acordo com a forma que você joga.

A demo termina com eventos ainda mais misteriosos e que provavelmente dão início, de fato, ao game. Nesse momento, há um retorno àquela cutscene do início que estava sem desfecho e que agora, foi ‘’esclarecida’’. Ao que parece, Resident Evil 7 busca um retorno ao terror e, em especial, ao terror psicológico que consagrou a franquia em seus primórdios. Segundo a Capcom, o jogo será 100% em primeira pessoa e vai funcionar com o PlayStation VR.

Resident Evil 7 Biohazard chegará em 24 de janeiro de 2017 e terá versões para PC, Ps4 e Xbox One.

Letícia Motta

Huge nerd. Apaixonada por eSports, JRPG's e ficção científica. Passa as horas vagas nos videogames e PC.