Review – Aliens: Dark Descent

Enquanto títulos como Aliens: Colonial Marines deixaram um gosto amargo para os fãs do temível Xenoformo algumas gerações atrás, lançamentos como Alien: Isolation e Aliens: Fireteam Elite compensaram isso oferecendo experiências emocionantes que abrangem estilos variados de jogo condizentes com a franquia. Com Aliens: Dark Descent, temos outra experiência nova que faz algo diferente, com ênfase na ação estratégica enquanto você luta contra a ameaça do Alien ali presente.

Um RTS simples, mas de grande dificuldade

Aliens: Dark Descent coloca os jogadores no comando de uma equipe de fuzileiros navais coloniais enquanto lidam com outro desastre absoluto envolvendo a Weyland-Yutani Corporation. Desta vez, o planeta Lethe foi infestado por uma ameaça Xenomorfo. Com todas as unidades de apoio aparentemente destruídas, você precisa encontrar uma maneira de colocar uma nave de transporte de volta em funcionamento para escapar, algo que não será fácil.

A jogabilidade de Aliens: Dark Descent pode ser assemelhado com a de um RTS – embora seja um condensado que vê os jogadores se concentrando em controlar apenas um esquadrão através dos cenários em várias missões. Você é capaz de comandar esse esquadrão com facilidade, apontando e clicando bastante enquanto os move e atribui tarefas para eles lidarem a fim de completar os objetivos.

Você também terá que se atentar no controle de sua saúde e sanidade, com o pânico surgindo durante situações drásticas e vendo a moral e as capacidades de sua equipe caírem como consequência. Há uma grande ênfase no gerenciamento de pessoal, mas, no final das contas, sua prioridade é concluir seu objetivo. Isso significa vasculhar cada local, interagir com o ambiente de várias maneiras e, claro, lidar com a ameaça inimiga. É melhor ser o mais furtivo possível e matar um inimigo antes que se torne um problema, mas na maioria das vezes, você pode ter certeza que haverá um tiroteio.

Semelhante a outros títulos RTS, seu esquadrão atacará de forma autônoma os inimigos ao alcance, o que significa que você não estará necessariamente em perigo instantâneo se de repente se encontrar em um confronto. Isso pode ser eficaz o suficiente para alguns inimigos, mas em encontros mais perigosos, você precisará emitir comandos para o grupo.

No entanto, essas ações exigem Pontos de Comando, que são ações limitadas que se regeneram lentamente com o tempo, ou seja, você deve planejar sua estratégia com cuidado se não quiser se deixar vulnerável. O mesmo se aplica ao uso de suprimentos para curar ou interagir com o ambiente de diferentes maneiras – tudo tem um custo em Aliens: Dark Descent e você deve administrar tudo com cuidado para sobreviver.

Administre bem seus recursos

Sei que tudo citado acima parece tornar o jogo mais difícil do que é, mas vale destacar que na maioria das vezes é fácil de obter sucesso se você avaliar cada situação com cuidado. Encontrou inimigos ao seu redor ao tentar realizar uma tarefa? Use alguns Pontos de Comando para que alguns de seus esquadrões forneçam fogo de cobertura ou colocar algumas torres de defesa.

Precisa de um local seguro para reagrupar rapidamente? Use ferramentas para soldar uma porta e manter os inimigos afastados. Precisa curar ou acalmar seu esquadrão? Use esses Medikits, você certamente encontrará mais a caminho. O jogo te “ajuda” ao permitir desacelerar o tempo da ação para dar aos jogadores espaço para respirar quando estão em uma situação difícil, para que você sempre seja capaz de pensar nas coisas, mesmo nas situações mais intensas. Isso mantém as coisas emocionantes, com as tensões sempre altas quando espreitando ao seu redor.

A classe dos membros do seu esquadrão afetará seu conjunto de habilidades, enquanto eles também ganharão pontos de experiência ao longo do jogo. Isso garante que os jogadores possam configurar seu esquadrão de acordo com seu estilo de jogo, com algumas classes mais adequadas para certos tipos de missão com base no que eles oferecem. Cada classe de personagem tem um papel a desempenhar e, embora algumas sejam mais valiosas do que outras em diferentes circunstâncias, você precisará usá-las juntas de maneira eficaz para progredir no jogo.

No entanto, há um risco que está sempre em jogo: se um membro do esquadrão morrer em uma missão, ele não voltará, e não, você também não pode simplesmente recarregar seu salvamento, com o salvamento automático do jogo tornando cada morte ainda mais drástica. Admito que nunca fui um grande fã disso em jogos e causou alguns momentos frustrantes aqui e ali, mas ao mesmo tempo realmente aumenta a tensão e parece condizente com a franquia Aliens. Cada morte parece importante e, acredite, você sentirá a perda quando um de seus melhores caras for morto.

Apesar do desafio, Aliens: Dark Descent é decente

No final, tudo esse sufoco de Aliens: Dark Descent serve para criar uma experiência emocionante, com um bom equilíbrio de tensão e estratégia divertida de se jogar. Há muita coisa acontecendo com a qual os jogadores precisam lidar, mas nunca parece opressor, com sistemas bem projetados se complementando e mantidos simplificados graças ao esquadrão menor com o qual você precisa lidar.

Também existe um elemento real de risco versus recompensa, especialmente com os objetivos opcionais que o levam ainda mais longe de sua zona de conforto em uma missão – você conclui aquela tarefa extra para obter algumas recompensas legais ou joga pelo seguro para garantir a segurança do seu esquadrão? São decisões como essas que tornam o jogo tão emocionante de jogar, ao mesmo tempo em que também se encaixa perfeitamente na vibração do Alien.

Há muito o que ser fazer no jogo e, mesmo com algumas boas horas de jogo, ainda não o conclui. Se você não tiver experiência com títulos de estratégia, é possível jogar em uma dificuldade mais fácil, com muitas opções para personalizar para garantir que o jogo atenda às suas necessidades, além de estar localizado em português para fácil entendimento.

Aliens: Dark Descent pode ser uma experiência desafiadora, mas também parece ter sido construído de maneira simplificada que o torna acessível para jogadores de todos os níveis de habilidade mergulharem.

Aliens: Dark Descent já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC (Steam).

Aliens: Dark Descent: Aliens: Dark Descent é uma experiência de estratégia emocionante que captura perfeitamente a vibração e a brutalidade clássicas de Alien. A mecânica de jogo central é envolvente e exige pensamento estratégico do jogador com a mistura de conjuntos de habilidades em jogo, enquanto as próprias missões trazem consigo muita variedade que incentiva a experimentação do jogador. Otto

8.5
von 10
2023-07-12T18:31:19-0300

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.