Preview – Hellion

Um Kafka espacial

Hellion pode ser um daqueles jogos que avançam o seu gênero. Ele tem potencial para isso. Com claras referências em jogos como Ark, game de sobrevivência com dinossauros, o jogo é sobre construir uma vida no espaço e carrega com ele o máximo da burocracia possível para que ele não se torne injogável. Ainda que não seja um jogo impossível, é difícil de maneiras tolas logo em seu início.


O jogador começa saindo de uma câmara de hibernação em uma nave que graças aos poucos jogadores normalmente está vazia. Sem nenhuma forma de aviso sobre o que fazer, é preciso descobrir a necessidade de ativar alguns componentes da nave: duas placas de purificação do ar. Após isso, é necessário  vestir o equipamento de um “homem do espaço”, capacete, roupa e jetpack. Em momento algum Hellion explica, mas depois é necessário ativar algumas opções nos diversos monitores da nave, sair dela, ligar o jetpack com um botão que novamente não é indicado e do lado de fora ativar o painel solar. Depois é preciso passar por mais burocracias para que aí sim o jogador consiga se transportar para outros lugares em uma contínua repetição burocrática e sem muito o que fazer. Com certeza um jogo que Franz Kafka comentaria se estivesse vivo.

E mesmo assim ele tem potencial. É um jogo que pode agradar quem gosta de uma aproximação realista com a vivência espacial. Gravidade funciona de uma forma trabalhosa porém gratificante e aprender sobre como usar aquelas tecnologias uma hora se torna agradável. O maior problema nisso tudo é a falta de explicação, que poderia ser resolvida com sinalizações simples de tutorial, que é basicamente o que um jogo não intuitivo deve fazer em seu início.

Ele acaba se tornando mais um game problemático em Early Acess que está começando muito mal e pode um dia funcionar muito bem. Se não bastassem os problemas técnicos como travamentos sem sentido e crashs que obrigam o jogador fechar o game, ele é muito difícil de aprender e não tem muitos jogadores para tornar essa confusão divertida ou até mesmo explicar para os novatos. Sendo assim, Hellion não é um jogo que valha a pena ser comprado agora, mas pode ser impressionante após algumas atualizações futuras.

Hellion já está disponível para PC em Early Access.

Texto por Silvio Diaz do site O Player 2

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.