Fractured Sanity: Entrevista com Gustavo Longhi, Co-Criador do título

O estúdio brasileiro United Games anunciou recentemente o lançamento de seu jogo de terror e aventura em VR, Fractured Sanity. Momentos antes de lançar, a equipe estava trabalhando para implementar os últimos ajustes ao jogo e adicionar opções de idiomas antes do lançamento na Steam e App Lab do Meta Quest.

Além disso, o jogo receberá suporte para a plataforma PICO4, que ao lado das novas opções de idiomas, marca uma expansão para o mercado chinês. A data de lançamento para a versão PICO 4 ainda não foi anunciada, mas fãs de VR e terror podem esperá-la em breve após sua nova estreia no VR do Steam e Meta Quest.

Fractured Sanity é um jogo singleplayer desenvolvido exclusivamente para VR, onde todas as mecânicas e quebra-cabeças são realistas e interativos. Nesse jogo de sobrevivência de terror, você enfrentará uma história emocionante e irá descobrir a verdade sombria sobre a clínica psiquiátrica gerida pelo Dr. Simmons, que tem conduzido pesquisas sobre como quebrar o id, ego e superego de uma pessoa.

Aproveitei a oportunidade e conversei um pouco com Gustavo Longhi, o Co-Criador de Fractured Sanity, sobre alguns detalhes sobre a produção do jogo, o mercado de jogos VR no Brasil e até mesmo algumas recomendações de jogos em VR, confira abaixo:

Otto: Notei que vocês trabalharam com um card game em VR antes na VRJAm, quais foram as inspirações para criar um jogo de terror em VR depois de Cards of Destiny?

Gustavo Longhi: Na verdade, nós começamos a desenvolver o Fractured Sanity antes da VRJam, em Janeiro do ano passado. Durante a jam nós deixamos nossa imaginação livre e desconexa do nosso projeto de horror, e por isso os jogos são tão diferentes. Após o sucesso com a jam, percebemos que o Fractured poderia ser mais do que imaginamos no início e isso nos incentivou a melhorar e expandir o escopo do jogo. Eu pessoalmente penso que o Cards foi o combustível para o crescimento do Fractured como um jogo de horror/puzzle completo.

Otto: Na minha concepção, jogos de terror em VR são muito difíceis de encarar, durante os testes de Fractured Sanity vocês tomavam alguns sustos ou se espantavam com a atmosfera em algumas partes?

Gustavo Longhi: Eu fui o playtester na maior parte do tempo. O Gabriel Marques (Co-Criador) desenvolveu a maioria das cenas de horror e eu tinha que testá-las sem qualquer ideia do que aconteceria, para assim termos uma reação mais próxima da dos players. Devo admitir que eu fiquei bem assustado em algumas hahahaha. Nossos amigos testavam o jogo às vezes também se assustavam, dois deles desistiram de jogar no primeiro contato com o corredor escuro hahahaha. A atmosfera de horror no VR é de fato algo muito forte.

Otto: Vocês acham que existe um mercado forte para VR no Brasil?

Gustavo Longhi: Eu acho que ainda não, mas definitivamente está crescendo bastante. Temos ótimos youtubers brasileiros de VR, uma comunidade nas redes sociais muito forte e alguns estúdios focados nessa tecnologia. Queremos estar na vanguarda desse movimento aqui, pois ele definitivamente vai ficar mais forte.

Gustavo também compartilhou que a United Games marcou presença na BGS 2022 com estande próprio, “tivemos nossos stands no corredor indie onde expusemos o Fractured Sanity e o Card of Destiny para a galera.”. Além disso, aproveitei para perguntar o top 3 títulos em VR que a equipe recomenda e se inspira para os seus próprios trabalhos:

“Eu sempre gostei muito de Half-Life então minha primeira escolha é obviamente Half-Life Alyx. Foi a experiência em VR que me mostrou todo o potencial dessa tecnologia, expandiu minha mente. Jogar este jogo nos deu muitas ideias de mecânicas. No âmbito de horror acho que The Walking Dead Saints and Sinners é o melhor, não joguei o segundo ainda, então vou ficar com o primeiro mesmo. A atmosfera que permeia esse jogo é fantástica, nosso objetivo com o Fractured era construir uma ambientação assim. Em termos de criatividade em VR, meu coração é do Job Simulator. Esse jogo expandiu nossa imaginação em VR, grande influência para o Cards of Destiny devo admitir. É simplesmente um jogo super divertido, gosto muito.”

Fractured Insanity já está disponível no Steam por R$ 20,69 e $9,99 na loja da Oculus. O jogo é compatível com os dispositivos Quest 2, Meta Quest Pro e Steam VR. No App Lab ele está custando $9,99 e pode ser conferido nos aparelhos Quest 2, Meta Quest Pro.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.