Entrevista com uma das mentes por trás de Super Button Soccer

Conversamos com o Mauricio Alegretti, VP da Smyowl, estúdio brasileiro criadora de Super Button Soccer

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De onde veio o nome Smyowl?

Smyowl é uma “brincadeira” com as palavras em inglês smile (sorriso) e owl (coruja). Apesar da grafia diferente a pronuncia do nome do nosso estúdio – Smyowl, é a mesma da palavra Smile.

De onde surgiu a ideia de fazer um jogo de futebol de botão? Os desenvolvedores jogavam muito com os seus pais e avôs quando crianças?

Nós queríamos lançar um jogo de futebol, mas diferente dos que já existem no mercado. E como alguns de nossos desenvolvedores jogavam futebol de botão na infância, com os pais e amigos, decidimos fazer um game desse gênero. A partir dessa ideia, em 2013, lançamos os games mobile Button Soccer – futebol de botão virtual – e Button Football – futebol americano de botão virtual.

Button Soccer teve um enorme sucesso, com mais de um milhão de downloads. Até hoje é nosso jogo mais baixado e sempre ficou aquela vontade de levar o sucesso do Button Soccer para um novo patamar. Então, depois de muitas conversas e ideias, decidimos criar o Super Button Soccer com uma mecânica que permite ser jogado tanto no PC quanto nos consoles. Ao contrário de seu antecessor, o novo game tem perfil de e-Sport, é focado em competições e oferece partidas multiplayer locais e online.

Quais são os futuros planos para o jogo?

Após o sucesso que a versão alfa do game teve na Brasil Game Show 2015, lançamos Super Button Soccer em campanha de votação na Steam Greenlight e o jogo foi aprovado. A versão beta já está disponível e em breve lançaremos a versão final do jogo. Nosso planejamento é manter o jogo com atualizações periódicas, incluindo novos recursos e modos de jogo. Temos um roadmap bem grande e features que queremos trazer para o Super Button Soccer.

Além disso, estamos conversando com alguns equipes profissionais de futebol do interior e da capital que demonstraram interesse em fazer o licenciamento dos times no jogo.

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Planejam fazer modos diferentes de jogos? Arenas, tipos de botões?

O game já tem diversos tipos de botões com diferentes tamanhos e materiais e diferentes arenas onde ocorrem as partidas. Temos em nosso planejamento a criação de divisões online, campeonatos ranqueados, ligas patrocinadas, além de diferentes modos de jogo, se aproximando um pouco do que é o futebol de botão real. Estamos atualizando o game periodicamente, incluindo novas features e melhorias com a ajuda da comunidade.

Como foram criadas as mecânicas para manter os jogos equilibrados? Quais foram as ideias?

A versão alfa que apresentamos na Brasil Game Show 2015 serviu como um verdadeiro teste para balancear as mecânicas do jogo. Através da experiência que os jogadores tiveram no evento, colhemos ricos feedbacks de detalhes na mecânica que poderiam fazer o game ficar ainda mais divertido, como por exemplo a velocidade, o tamanho dos botões e a força deles sobre a bola. Muitas sugestões foram avaliadas e implementadas no jogo. Mais novidades ainda estão por vir.

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Quais outros projetos vocês estão trabalhando ou já trabalharam?

Além do game competitivo de futebol de botão virtual, a Smyowl possui outros games casuais como o Save the Dodos, o Pula Coruja, o Cave Coaster e o Neymar Jr Quest, que é uma coprodução com o estúdio Skillab em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e a NR Sports.

Hora de reviver os tempos de criança com o avô e jogar Super Button Soccer que já está disponível para PC em Early Access por R$ 14,99.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.