Crítica – Ella e John

O filme traz diversos ensinamentos de vida, muita emoção, muito romance e uma mensagem que ecoa por dias depois de assistí-lo

Ella e John é o novo filme do diretor italiano Paolo Virzi baseado no livro “The Leisure Seeker” de Michael Zadoorian. Seguindo o estilo de outros filmes do diretor sempre focados em relacionamentos e os famosos road-movies, ou filmes de estrada e viagens, Ella e John conta a história de um casal de idosos que decide fazer uma última viagem de trailer juntos, atravessando os Estados Unidos de Boston à Key West, na Flórida.

O ponto alto do filme se dá sem dúvida na interpretação realista e emocionante dos  queridos Helen Mirren no papel de Ella e Donald Sutherland no papel de John. O casal, jovem de espírito e ainda muito apaixonados, tenta se adaptar à injusta realidade da velhice em que se encontrem: John sofre de Alzheimer avançado e tem poucos momentos de lucidez, enquanto Ella está com câncer em estágio terminal.

Na manhã em que Ella ia ser internada para mais um tratamento de quimioterapia, ela resolve fugir com John em uma última aventura, com um objetivo claro: levá-lo para conhecer a casa de Heminway, seu escritor preferido, em Key West. Eles partem em seu trailer que já está caindo aos pedaços, assim como fizeram por muitos anos enquanto jovens. Os filhos ficam desesperados com o desaparecimento dos dois, mas acabam entendendo que eles precisavam desse espaço, então deixam que eles sigam viagem sem acionar a polícia.

Ella e John se transforma então em um filme de estrada repleto de paisagens lindas e momentos engraçadíssimos, mas também de outros muito duros e tristes, como era de se esperar pelo enredo. Algumas cenas e diálogos são massantes e de testar a paciência, mas tudo se encaixa no tema do filme e nos coloca no lugar daqueles personagens, tendo que enfrentar aquela desgastante realidade.

O filme traz diversos ensinamentos de vida, muita emoção, muito romance e uma mensagem que ecoa por dias depois de assistí-lo: temos que repensar a forma como lidamos com a velhice e com os idosos e nós, jovens, temos muito o que aprender sobre a vida, a vitalidade e o amor com os que vieram antes de nós.

Ella e John é um lançamento da Sony Pictures que chega aos cinemas essa quinta-feira, dia 5 de Abril. Não deixem de assistir. O filme homenageia a vida todo instante – e esses atores maravilhosos também.