Crítica – Beleza Oculta (Collateral Beauty)

Um filme com uma bela ideia, mas mal trabalhada

Beleza Oculta é o novo drama do diretor David Frankel (“O Diabo veste Prada” e “Marley e Eu”), conta a história de Howard (Will Smith “Esquadrão Suicida”), um publicitário de sucesso que passa por uma grande tragédia pessoal e decide escrever cartas para o Amor (Keira Knightley “Piratas do Caribe”), a Morte (Helen Mirren “A 100 Passos de um Sonho”) e o Tempo (Jacob Latimore “Maze Runner”), o inesperado acontece quando ele recebe respostas do universo tentando ensiná-lo a viver novamente.

O longa estrelado também por Kate Winslet (“Divergente”), Michael Peña (“Homem Formiga”) e Edward Norton (“O Clube da Luta”), tinha tudo para ser um ótimo filme, mas não agradou aos críticos gringos que, como a maior parte de nós, esperávamos algo surpreendente para um elenco “all star” como esse.

O filme, tentando dar uma complexidade maior para todos os atores envolvidos, acaba por nos fazer perder o interesse pela história principal em momentos, focando demais nos dramas individuais acontecendo com os personagens coadjuvantes ao invés de concentrar-se na história principal e introduzir os auxiliares ao enredo. O longa foi muito mais sobre as histórias paralelas do que sobre o desenvolvimento principal e nos deixa com algumas perguntas sem resposta.

O drama que poderia ter uma complexidade, traz um alívio cômico leve, bem pensado e bem executado, tirando a intensidade de um longa dramático sem transformá-lo em mais uma comédia dramática que ficaria perdido pela temporada de premiações.

Não me entenda mal, o filme é ótimo, a história como um todo é cativante até a última cena. Este é um drama de trazer lágrimas aos olhos, mas poderia ter sido melhor trabalhada para que o potencial máximo fosse atingido, afinal, o trailer, a sinopse e o elenco nos deixam ansiando por algo que podia ser executado de forma melhor.

Beleza oculta é um bom filme, que para os amantes de drama e deve ser assistido no cinema, com um lencinho ao lado, mas caso você tenha lido algumas outras resenhas que acabam por desmerecer o filme, e esteja em dúvida, espere para assistir no Telecine quando passar.

Texto por Kiki Azuma

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.