Análise – Vila do Chaves do Escape 60

Nostálgico e complexo

Chaves é algo que marcou a infância de muitas gerações por causa de suas inúmeras reprises no SBT. Para alguns, uma paixão e boas lembranças, já outros algo sem graça, mas a questão é que o Escape 60 junto com o SBT prepararam uma sala incrível para os apaixonados por esta série mexicana, A Vila do Chaves. São 50m², que transportam os jogadores para o cenário verdadeiro da série e propiciam a experiência de vivenciar a história do menino pobre e dos outros personagens que ganharam fãs pelo mundo. No jogo, em meio a um cenário lúdico, é necessário desvendar pistas, enigmas e todos os mistérios da vila.

No desafio, os participantes precisam ajudar Seu Madruga a encontrar todas as economias que ele tinha juntado para pagar os aluguéis atrasados. O Senhor Barriga, proprietário do imóvel, disse que é a última chance de quitar a dívida, caso contrário, ele será despejado. Os jogadores têm apenas 60 minutos para encontrar o dinheiro e pagar o Senhor Barriga, antes que Seu Madruga seja impiedosamente expulso de sua própria casa

A sala é muito bem construída e é possível notar vários elementos existente no seriado, além da parte principal onde fica o barril do Chaves, há um acesso para a outra parte onde tem a fonte que aparece em alguns episódios também. Nos primeiros momentos é difícil não se distrair com os detalhes existentes na sala e perder o foco com os enigmas. Durante os 60 minutos os efeitos sonoros utilizados são de partes icônicas da série como, “gentalha, gentalha”, “por favor não se irrite” e muitos outros, algo que seria legal deixar algumas músicas conhecidas tocando de fundo as vezes.

Vamos aos enigmas, que alguns são bem simples e intuitivos, já outros acabam sendo bem complexos e difícil chegar no raciocínio sem ter ajuda de dicas dada pelos monitores. Como toda sala de Escape 60, a Vila do Chaves não foge de seu padrão, os enigmas são bem seguidos uns dos outros e que um ou outro pode acabar empacando o grupo, a maioria deles sendo relacionado a cadeados, algo que pode ser pensado para futuras salas e ter outro tipo de segmento para seus enigmas.

No geral, a sala é boa e divertida para quem é fã principalmente, pois alguns enigmas se relacionam com elementos existentes da série, dando um ar de referência ainda maior. Alguns dos enigmas poderiam ser menos complexos ou até talvez exposto de maneira melhor caso crianças queiram participar. Para aqueles que desejam desvendar a história da Vila do Chaves, a sala está disponível na nova unidade do Escape 60, que será inaugurada no dia 24 de junho, no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.