Board Games X Video Games

Conheça Board games que são baseados em Video games e jogue offline com os amigos

Hoje em dia, muitas pessoas jogam vídeo games, independente da plataforma, seja PS4, Xbox ou PC, todos estamos jogando jogos digitais de diversos gêneros. Desde RPG até FPS, essa geração de jogos eletrônicos está tendo um incrível destaque e expansão pelo mundo todo.

Assim como o vídeo game, jogos de tabuleiro – ou board games – também estão tendo seus destaques. Muitos de seus lançamentos atuais foram inspirados ou baseados em jogos eletrônicos. Aqui daremos exemplos de alguns destes jogos que valem muito a pena. Afinal, e se ficar sem energia? Por que não chamar os amigos e jogar alguns destes board games?

Defenda o planeta de invasores

Começando com XCOM Board game, um jogo de até quatro jogadores, consiste na organização militar de Elite privada, conhecida como XCOM, em que os jogadores devem encontrar maneiras de impedir uma crescente invasão alienígena. Conforme os OVNIs aparecem em órbita e o pânico mundial ameaça arruinar governos nacionais, o aplicativo que acompanha o jogo e a mecânica de rolagem de dados de alto risco vão mergulhar você e seus amigos na tensão e incerteza de uma guerra inesperada contra um inimigo desconhecido.  

Diferente do famoso jogo de RPG tático dos consoles XCOM e XCOM 2, onde os jogadores controlam parte da base e os soldados na missão, o XCOM Board game consiste em controle total do planeta dentro da organização, onde cada jogador executa uma função: Capitão, Comandante, Cientista e Diretor de operações. Juntos todos devem unir forças e se ajudar para impedir que o planeta Terra seja dominado por Aliens. Um jogo totalmente cooperativo e rápido, XCOM Board game requer raciocínio rápido e estratégico.

Pense como uma equipe antes de qualquer movimento

Assim como muitos jogos de RPG, Arcadia Quest apresenta o empolgante formato de Campanha em seu gameplay. Uma campanha é composta por 6 missões que são disputadas pelos jogadores em partidas únicas. O vencedor é definido somente ao final dessas 6 partidas, e os personagens e Guildas evoluem ao final de cada missão, ganhando equipamentos e melhorias no decorrer da campanha.

Cada jogador controla uma Guilda composta por 3 heróis e deve completar objetivos em cenários diferentes para, finalmente, enfrentar e vencer Lorde Presas. O jogador que completar mais objetivos e vencer mais missões é o vencedor da campanha. Arcadia Quest é um jogo semi-cooperativo, onde os objetivos a serem cumpridos pelos jogadores são tanto lutar com criaturas ou salvar NPCs, quanto lutar entre si.

Já para os amantes de MMO, tem o Krosmaster Arena, um jogo de tabuleiro de combate no universo de Dofus e Wakfu. Com mais de 100 miniaturas colecionáveis, tabuleiro com elementos tridimensionais e um gameplay dinâmico e tático, do mesmo estilo que o jogo eletrônico. Krosmaster Arena coloca o jogador no controle de um time de personagens com diferentes habilidades e características em combates frenéticos através de um campo de batalha com obstáculos.

Assim como em um RPG Tático, a cada rodada os jogadores devem mover suas miniaturas pelo tabuleiro, utilizar ataques e poderes especiais, conjurar criaturas, bombas, armadilhas e mais, a fim todos os inimigos existentes do tabuleiro.

Das pequenas telas para a mesa

Na época em que Candy Crush virou febre, e seu gênero de Puzzle virou sinônimo para muitos outros do mesmo estilo. Todo mundo, a todo o momento estavam no metrô ou ônibus jogando. Infelizmente não é móbile, mas Potion Explosion mantém a essência de um jogo de tabuleiro moderno, incorporando a experiência física e lúdica de um brinquedo e dinâmica popularizada pelo vídeo game. Com um tema de fantasia e magia, o jogo ainda trabalha de forma bem-humorada uma convenção recente da ficção fantasiosa: as escolas de magia.

Em Potion Explosion os jogadores competem entre si para descobrir quem se sai melhor nas Provas Finais da Aula de Poções (muito similar a uma famosa escola de magia que tem uma famosa aula de poções com um famoso herói que combate um vilão que não deve ser nomeado). Adquirindo ingredientes e misturando-os em suas estações de trabalho, os jogadores completam receitas valendo diferentes somas de pontos de vitória. Os ingredientes obtidos são representados por bolinhas de gude em um dispensador.

Ao capturar uma bolinha, as próximas bolinhas da fileira escorregam uma posição para baixo. Se duas bolinhas da mesma cor colidirem dessa forma, isso gera uma reação em cadeia (dai a explosão!), e o jogador pode conquistar mais ingredientes dessa forma. Praticamente um Candy Crush físico, e convenhamos, bolinhas de gude são bem mais legais.

Para os fãs de jogos de plataforma como Mário e Sonic, existe Loony Quest, um jogo de desenho com uma arte muito divertida que lembra os jogos de plataforma clássicos, onde os jogadores competem para terminar a fase pelo caminho certo, conquistando pontos, evitam monstros, obstáculos e ganhando poderes, e até mesmo com direito a Chefão de fase final!.

Cada jogador deve conquistar pontos ao longo dos desafios dos diferentes mundos, que são representados por fases, cada um com um modo diferente de jogo! Todos eles envolvendo desenhos em uma transparência que cada jogador possui. Um jogo competitivo, Loony Quest envolve todo o estilo de um jogo de plataforma com suas artes de fases e criaturas e uma mecânica para os que têm boa coordenação motora.

Um jogo de cartas que foi parar no PC

Em Smash Up os jogadores competem pelo domínio mundial, em um jogo dinâmico de cartas. Com personagens e poderes em mãos, os jogadores tem que disputar as localizações disponíveis. Cada localização oferece pontuação para os jogadores com o maior poder de combate que esteja atribuído àquela localidade. O primeiro jogador a atingir os 15 pontos é o vencedor. Um jogo de deck building, onde sua estratégia depende das cartas utilizadas ou descartadas, Smash Up acabou sendo lançado como um jogo eletrônico na Steam gratuitamente. Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Video games são legais, mas jogar offline também é gostoso, e juntar os amigos fica melhor ainda. Estes jogos são boas soluções para quando a luz ou a bateria acabam, ou quando rola aquelas viagens em que nada funciona, seja eletrônico ou físico, jogos são sempre o melhor lazer.

Vale mencionar também o Tabletop Simulator, um jogo online disponível na Steam que simula uma mesa de tabuleiro e seu acervo de jogos é gigantesco, tem desde Xadrez até todos os board games que comentamos por aqui, vale a pena dar uma conferida no jogo e em todos os outros existentes dentro dele. Vale mencionar que eles são gratuitos para jogar uma vez tendo o Tabletop Simulator. Uma vez que sentir o gostinho dos board games na tela, será impossível resistir não ir para uma mesa de verdade com seus amigos.

Caso seja novo no mundo dos Board games clique aqui para saber mais ou caso gostaria de conhecer Board games temáticos, veja estas matérias:

Board games temáticos de Halloween

Board games para Festas

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.