Review – Thymesia

Thymesia é um RPG de ação ambientado em um mundo assolado por uma praga mortal. Ele coloca você no papel de Corvus, um alquimista que precisa reviver suas memórias para inventar uma cura (ou a próxima melhor coisa).

É um jogo onde a influência de Souls é óbvia por toda parte. Você corre por cidades e castelos monótonos, abandonados ou em ruínas, lutando contra monstros e as carcaças irracionais da população que permanecem vagando sem rumo, desbloqueando atalhos para tornar a travessia mais fácil e rápida.

Onde a história é entregue principalmente por meio de breves conversas com o raro personagem não hostil, e o pano de fundo e a tradição são encontrados através de pedaços de texto espalhados pelo mundo. O tipo de abordagem leve, muitas vezes sem intervenção, para contar histórias que fornece apenas o quanto você deseja se envolver.

É um jogo em que você tem um número definido de poções de cura que se recarregam automaticamente ao descansar em “balizas”, que também revivem todos os inimigos na área ao serem usadas e coletam “memórias” derrotando inimigos para subir de nível que restam atrás na morte, mas pode ser recuperado se você não morrer novamente antes de alcançá-los.

Suas influências são impossíveis de ignorar. Da mecânica à estética e vibrações gerais, está claramente tentando ser um jogo no estilo Souls. Exceto que Thymesia não usa uma barra de resistência, um dos aspectos fundamentais do gênero. Em qualquer outro jogo, isso não é notável, mas em um tão claramente inspirado no trabalho da From Software? É significativo.

Seja agressivo

Tradicionalmente, a resistência é um elemento fundamental porque a maior parte do que faz o design do trabalho de combate no estilo Souls flui dele. O combate neste tipo de jogo segue um ritmo muito particular que o obriga a estar ciente de quantos ataques pode desferir sem se colocar em risco. Limita intencionalmente sua capacidade de agir para ensiná-lo a ser cuidadoso.

Thymesia

A Stamina arquiva isso, limitando com força o que você pode fazer e quando, adicionando um custo material a cada golpe de sua espada ou rolagem para segurança, então você precisa fazê-los valer a pena.

Como não há sistema de resistência, esse custo não existe. Você pode atacar com sua arma pelo tempo que quiser sem restrições. Você pode se esquivar dos ataques quantas vezes precisar até se sentir seguro.

O jogo tem medidas para evitar que você ataque sem parar sem medo de represálias, é claro (um medidor invisível de “contra-ataque” que se acumula ao longo do tempo), as esquivas têm recuperação suficiente para garantir que você não possa atacar eternamente e nunca sofrer danos, mas a ausência de resistência altera muito a natureza do combate.

Mais notavelmente, não há restrições sobre as ações. Os ataques são rápidos e podem ser cancelados com facilidade em um parry com sua adaga para combater um ataque repentino ou um retrocesso para criar espaço. Beber poções pode ser interrompido até que Corvus termine de usar se você se encontrar em uma situação ruim e precisar recuar ainda mais antes de restaurar a saúde.

Com um sistema de resistência, você ficaria preso a qualquer uma dessas ações até que a animação terminasse para torná-las comprometidas. Você está gastando energia para fazer essas ações e, portanto, não pode cancelá-las sempre. Você tem que reconhecer seu erro e assumir o dano. Livre desse atrito, Thymesia adota uma abordagem mais agressiva para a batalha.

Thymesia

Seja ágil

Sua arma principal, uma espada, não causa dano direto, mas “fere” o inimigo (aparar os ataques também inflige ferimentos). Essas feridas são temporárias e podem ser recuperadas se você recuar por muito tempo. Usar “ataques de garra” bloqueia esse dano, forçando você a alternar entre os dois tipos de ataque constantemente.

Parece um pouco estranho no começo por causa de como os ataques de garra funcionam por padrão. No início, você não pode se encadear perfeitamente em ataques de garras de golpes de espada ou defesas. Eles são um movimento de golpe único com apenas o suficiente para que haja uma lacuna entre você pressionar o botão e Corvus realmente atacar.

Isso faz com que os ataques de garra ajam um pouco mais comprometedores, pois você precisa encontrar uma abertura para atacar em vez de apenas encadear entre os tipos de ataque. À medida que comecei a subir de nível e ganhar pontos de habilidade, no entanto, consegui mudar de um ataque de golpe único para um ataque rápido e com vários golpes.

A desvantagem foi que eu sacrifiquei um dano bruto maior (eu poderia ter mantido o mesmo e torná-lo mais forte), mas dado o quanto Thymesia parece construído para velocidade, eu não me importei.

Uma vez que eu fiz isso, o combate clicou instantaneamente. Saltar entre golpes de espada, defesas e ataques de garras cria um ritmo satisfatório. Mover-se entre cada um sem problemas, reduzindo rapidamente a saúde do inimigo até que ele seja derrubado e esteja pronto para o golpe final, é bom.

A variedade limitada de inimigos significa que você pode pilotar rapidamente seu caminho para a vitória, mas como o jogo não é muito longo (menos de dez horas), não é realmente um problema.

Thymesia

Thymesia é uma bela surpresa

O jogo traz outros momentos de inspiração em seus cenários, como uma vila construída no alto de galhos de árvores perto de um circo sinistro invadido por sacos de veneno ou um jardim de um centro de pesquisa invadido por cristais vermelhos.

As batalhas contra chefes variam de duelos emocionantes que testam sua capacidade de acompanhar o ritmo de seus ataques, a criaturas enormes com claros pontos fracos. Quando o combate funciona tão bem quanto em Thymesia, quando tudo se encaixa e começa a fluir, suas deficiências são fáceis de conviver.

À medida que mais e mais jogos se inspiram nos jogos Souls e brincam com essas mecânicas, espero que mais considere a abordagem de Thymesia de ver o que a remoção de um aspecto fundamental tem.

A designação de Souls é mais do que apenas mecânica neste momento, eu acho, ver mais jogos desafiando o que o gênero implica é algo que eu gostaria de ver. A escolha de Thymesia de remover a resistência é estranha, mas os resultados falam por si.

NOTA: 8/10 vezes que enfrentei o último chefe pra conseguir zerar

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.