Review – Tom Clancy’s The Division

Um MMORPG de tiro em terceira pessoa com boas pitadas de ação e estratégia

Quando uma epidemia devastadora é liberada na cidade de Nova York e toda a sociedade desmorona ao caos, A Divisão, uma unidade confidencial e tática é ativada. Seus agentes são treinados para operar independente de comando quando tudo mais falha.

Tom Clancy’s The Division é um jogo desenvolvido pela Ubisoft onde você se torna um agente da unidade tática chamada de “The Division“. O jogo é um Third Person Shooter (Tiro em terceira pessoa) com uma jogabilidade bem proxima ao grande sucesso exclusivo do Xbox (Microsoft) Gears Of Wars. Então se você gosta desse jogo, com certeza gostará de jogar The Division.

História

A historia de Tom Clancy’s The Division é inspirado na Operação Inverno Escuro e Diretiva 51, ​​eventos do mundo real, que revelaram como vulneráveis ​​nós nos tornamos, a sociedade tornou-se “frágil” e “complexa”. O jogo se passa na cidade de Nova York, Manhattan, onde um vírus foi espalhado na Black Friday através do dinheiro, criando um colapso na sociedade em apenas cinco dias. O jogo ocorre com a ativação de um grupo estratégico do governo chamado Strategic Homeland Division criado para combater a ameaça originada pelo surto com ordens diretas do Presidente dos Estados Unidos para fazer o que for preciso para salvar o que resta da sociedade.

Gameplay

Como já foi dito antes, Tom Clancy’s The Division é um jogo Third Person Shooter onde o foco para sobreviver e ganhar é a vantagem tática, uso e combinações de habilidades, armas, equipamentos e acessórios.

O jogo tem como base o PVE (player vs environment) ganho de EXP (atualmente até o level 30 base) onde o personagem desbloqueia melhores equipamentos, skills e, eventualmente itens únicos ao level máximo. O jogo também conta com um sistema de tempo e condições meteorológicas dinâmicas que realmente influenciam o jogo e todo o sistema de combate (por experiencia propria, posso dizer que realmente são muito significativas para com miras, habilidades, violabilidade, entre outros).

ckncdoxf

O modo PVP (Player vs Player) e PVE do jogo, conhecido como Dark Zone. Ela possui seu próprio nível especifico (separada da campanha principal) e é uma zona de é basicamente para coleta, onde o objetivo é obter itens (infectados) e extrai-los em pontos de extração e obter Dark Zone Funds com ou sem ajuda de companheiros e, é claro, contra diversos outros jogadores que podem agir de forma imprevisível, criando assim os Rogues, que são jogadores que atacaram outros jogadores e ficam constantemente marcados no radar por um certo tempo.

As Dark Zones são separadas por nível (personagem): 1-14, 15-19, 20-24, 25-30.

A Dark Zones é separada em 6 partes e por nível base de NPC (ajustável caso você seja muito mais forte que o nível normal):
DZ01: 10-12
DZ02: 13-15
DZ03: 16-18
DZ04: 22-24
DZ05: 27-29
DZ06: 29-30

IMPORTANTE: CADA MORTE NA DARK ZONE CAUSA PERDA DE EXP!

Dicas e Truques

Level up!
Em Tom Clancy’s The Division, o modo historia, suas side Quests e Encounters são os métodos de obter EXP e alcançar o level 30 rapidamente, então não exite em fazer todas essas missões (especialmente Encounters, pois também te garantem pontos para da upgrade em sua base, te dando novas habilidades e upgrades, assim como talentos e perks). Apenas siga a ordem de níveis por áreas e pegue side quests nas safe houses espalhadas pelo mapa
Não se preocupe com itens antes do level 30, você ira troca-los facilmente

Equipamentos & Craft
Os níveis de equipamento são separados por sua raridade:
Worn (white)
Standard (verde)
Specialized (azul)
Superior (roxo)
High-End (amarelo)
Ao chegar ao level 30 você será capaz de obter um drop de itens High-End, que são os melhores itens, com os melhores, mais atributos e bônus.
O craft do jogo é baseado em receitas que você recebera de acordo com as missões feitas e outras que serão obtidas através de compra com Dark Zones Funds ou Phoenix Credits (Pontos que são obtidos matando Chefes Nomeados na Dark Zone 25-30 ou através de quests diárias e Challenging Missions).
Para criar itens você precisará desconstruir equipamentos para receber recursos de craft e criar recursos melhores para poder criar equipamentos mais fortes (Como High-End).
Não gaste seus itens de craft com nenhum item que seja menos que High-End ou lvl 30, será um desperdício de recursos

invent

Dark Zones
Dark Zone é, de longe, onde você passará a maior parte de seu tempo, seja PVP ou PVE. Eu tive tempo de experimentar todas as Dark Zones em todos os níveis e posso garantir as seguintes coisas:

Dark Zone em níveis baixos te darão free EXP, pois lá estarão poucos players e você estará mais livre para explorar e pegar os itens. Entretanto. não arrisque ir para Dark Zones onde seu nível não é suficiente, você será morto em apenas 1 tiro.

Caso faça o que foi dito acima, não se importe com loot, será um loot fraco que você trocará ao chegar nos próximos níveis.

EQUIPES SÃO IMPORTANTES. Jogar em equipe na Dark Zone te fará ter uma maior velocidade, variedade, segurança e abrangência nessa região.

Para pegar armas de High-End, apenas mate Chefes Nomeados, eles possuem um drop fixo e uma chance de cair itens raros.

Dark Zone é o local onde poderá encontrar Division Tech, que são itens necessários para craft e podem ser obtidos através de drops ou através de maletas em áreas demarcadas.

Você utilizará a Dark Zone para pegar armas para desconstruir após extração, é um método eficiente de receber recursos

Virar Rogue não é uma boa ideia. Os bônus recebidos por virar rogue são bem baixos ao sobreviver e, ao morrer como rogue, você terá uma redução imensa de EXP, DZ Funds e perderá seus itens que não foram extraídos. Então, a menos que esteja apenas pronto para matar e se divertir, procure não matar outros players e tomar cuidado com seus tiros.

dark zone

Atributos & Talentos

São 3 os atributos do jogo:

Firearms – Dão upgrade em % para o dano de suas armas a cada ponto

Stamina – Da upgrade aos pontos de vida

Electronics – A cada ponto você recebera mais skill power (Ex: cada ponto aumenta a cura de sua skill, dano da skill bomba, vida do escudo, etc…)

Entretanto essa não é a única forma de receber esses bônus, você pode receber HP por atributo bônus em seus equipamentos, Skill power (Electronics) ou danos bônus para cada arma especifica. Cada equipamento pode dar um bônus diferente. Fora os talentos que são de skills, temos também os talentos que vem de itens High-End.

Aqui não há muito o que falar, já que os talentos serão aleatórios a cada craft e cada talento trará uma melhoria para seus equipamentos. Escolha com bastante cuidado o talento que melhor o ajudará a se tornar mais forte.

SKILLS

Análise final

Em adição a essa análise, houveram inúmeros bugs, talentos desbalanceados e outras coisas que foram sendo arrumados com o tempo, e outros ainda não foram. Dentre esse bugs, erros e problemas, podemos listar os “teleportes” para buracos negros, recursos infinitos para pegar, outro problema mais técnico seria o loading, que faria o personagem parar de correr, o que poderia ser letal. No caso de desbalanceado, havia especialmente armas que possuíam um talento um tanto quanto forte demais, como por exemplo a arma High-End Midas, que ao causar danos críticos, reduzia o tempo de recarga de suas skills em uma proporção muito alta. O jogo também possui uma criação de personagem bastante limitada, mas com uma adição razoável de itens visuais para customização no jogo.

Com isso, encerro essa review dizendo que Tom Clancy’s The Division é um jogo que certamente vale a pena, possui uma historia e um gameplay incrível. Estou esperando ansiosamente por seus updates e DLCs, que já foram previamente mencionadas pela própria Ubisoft.

Espero por vocês na Dark Zone, Agentes da Divisão.

Tom Clancy’s The Division já está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.