Review – Hunter x Hunter NEN x IMPACT

Chega ao público o primeiro jogo baseado na série de mangás Hunter x Hunter: HUNTER x HUNTER: NEN x IMPACT, desenvolvido pela Bushiroad Games em parceria com a Arc System Works. Em uma nova proposta dentro do gênero Tag Battle, marcado por títulos consagrados, o jogo surge como um rival promissor, com lançamento para PC (Steam), Nintendo Switch e PlayStation.

Combate e seus elementos

O formato Tag Battle é dinâmico e veloz, mas pode acabar sendo caótico para quem joga pela primeira vez devido ao grande número de efeitos visuais com cores fortes e animações rápidas. O jogo gira em torno da montagem de uma equipe de 3 personagens, que juntos podem utilizar seus arsenais para trazer combos vencedores.

Após aprender os comandos básicos, o jogador é introduzido aos combos, que consistem em golpes em cadeia finalizados com um especial. É nesse momento que o elemento Tag entra em ação, pois é possível utilizar os golpes especiais dos outros membros da equipe para causar um dano ainda mais devastador e ao mesmo tempo realizar a troca do boneco atual na luta.

Falando do elenco, o jogo conta – em seu lançamento – com 16 personagens jogáveis e um Passe de Temporada que adicionará mais 4 personagens, com lançamentos previstos para o último trimestre do ano. Para os padrões atuais, é um elenco um pouco enxuto, mas o foco está em oferecer uma jogabilidade divertida para cada um, com técnicas únicas.

Tela de seleção de personagens

A experiência como um todo

A história funciona como um grande resumo da obra, organizada de forma a contextualizar quem nunca teve contato com o universo, oferecendo o mínimo necessário para entender cada personagem do jogo, além de um tutorial com mecânicas específicas do jogo.

Não é uma experiência focada em contar a história em profundidade, mas sim em destacar a jogabilidade, o que pode ser um pouco desanimador para os fãs que esperavam reviver o enredo completo da série.

Não espere os gráficos mais modernos, mas sim uma direção de arte que combina bem com a obra original. Apesar disso, o visual pode deixar um pouco a desejar, especialmente considerando o preço de lançamento e a concorrência no mercado. No quesito cenários, o jogo conta com apenas 10 mapas inspirados em momentos da obra, mas que se resumem a telas estáticas, sem muita movimentação no fundo, somente variações como versões dia e noite.

De longe, a parte mais frustrante do jogo é a escolha da equipe. Dos 16 personagens disponíveis, é muito comum vermos três sendo utilizados com mais frequência, por possuírem combos e golpes especiais que quebram o balanceamento. Isso compromete toda a experiência de aprendizado no modo multiplayer, já que a maioria dos jogadores acaba abusando dessa vantagem. Além disso, alguns desses personagens contam com golpes que criam loops infinitos, tornando impossível reagir ou se defender.

Além de contar com um elenco reduzido no lançamento, o jogo apresenta problemas nos modos online, com quedas frequentes por dessincronização que gera certa frustração entre os jogadores, tanto no matchmaking quanto em lobbies privados.

Ainda assim, mesmo com esses problemas de conexão, o jogo consegue entregar uma experiência divertida, especialmente quando jogado com amigos. Pela cadência acelerada das partidas, é comum jogar várias em sequência com a sensação de ter jogado pouco, o que é algo muito positivo, considerando os demais erros.

A trilha sonora é um dos pontos fracos do jogo, devido à sua falta de personalidade e à sensação de ser composta por faixas curtas em loop para cada tela. Em comparação com o anime, conhecido por suas músicas marcantes, o jogo não utiliza nenhuma das trilhas originais e nem tenta criar algo semelhante. Portanto, se você esperava um toque de nostalgia nesse aspecto, infelizmente, este é mais um ponto negativo.

Gon e sua equipe contra Hisoka e seu time

Hunter x Hunter NEN x IMPACT diverte com ressalvas

Hunter x Hunter NEN x IMPACT é uma boa entrada para o gênero, que ainda tem espaço para novos nomes, mas que, no estado atual, só vale a pena ser adquirido em promoção. Para os fãs da obra que esperavam um jogo mais aprofundado no universo, infelizmente não foi desta vez.

Porém, para os fãs de jogos de luta, temos mais um título que, com o tempo, pode se tornar um grande nome no mercado. Que o jogo oferece diversão em suas lutas, não há dúvidas mas fica o questionamento se isso é suficiente para compensar seus outros problemas.

Texto por João Pedro Cordeiro Tomkelski

Hunter x Hunter NEN x IMPACT: HUNTER x HUNTER NEN x IMPACT é um tag fighter promissor com combate dinâmico, mas sofre com desequilíbrio de certos personagens "quebrados" que dominam o meta com loops. Pontos fracos: elenco enxuto, cenários estáticos, trilha sonora genérica e bugs online frustrantes. Recomendado só em promoção para fãs de jogos de luta — decepcionante para quem busca imersão no universo do mangá. convidadogeeks

7
von 10
2025-07-23T19:29:24-0300