Crítica – Negação (Denial)

A verdade sempre vence

Negação acompanha a história de Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz, “Constantine”) em sua batalha legal contra David Irving (Timothy Spall, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”). Baseado no livro de título original “History on Trial: My Day in Court With a Holocaust Denier” (História em julgamento: Meu dia em corte com um negador do Holocausto). O filme conta a história de Deborah Lipstadt, a escritora do livro, que é acusada de difamação por David Irving, que também alega que o Holocausto nunca aconteceu. A partir desse ponto inicia-se a luta legal para provar que não houve difamação e por tabela, provar que o Holocausto aconteceu.

Mesmo contendo grandes nomes do cinema britânico como Tom Wilkinson (Batman Begins), Andrew Scott (Sherlock) e Mark Gatiss (Sherlock), e produzido pela BBC Films, as críticas estrangeiras não foram gentis com o filme, que mesmo contando uma história poderosa e profundamente emocionante, não recebeu notas tão altas como o esperado, o que foi uma surpresa, já que é um filme bibliográfico, com uma ótima premissa e excelente execução.

Todos os atores estão atuando muito bem, Timothy Spall consegue dar um novo significado a palavra “loucura”, e toda a equipa faz um ótimo trabalho. O filme é bem executado e consegue nos transportar com sucesso ao julgamento, fazendo-nos ficar feliz ou triste com cada pedra no caminho, e ansiosos pelo resultado.

Negação é um drama extremamente intenso e emocionante, que levará lágrimas ao seus olhos independente de religião ou crença. Definitivamente merece a ida ao cinema ou caso não tenha tempo devido aos outros lançamentos da semana, assista quando possível em sua rede de televisão a cabo.

Negação estreia dia 09 de Março nos cinemas de todo o Brasil.

Texto escrito por Kiki Azuma

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.