Preview – GTFO

Trabalho em grupo e planejamento nunca foi tão importante para sobreviver

É plausível o tanto de pessoas que gostam de FPS porém não apreciam jogos de terror dentro do gênero, muitos não aguentam a sensação de suspense sabendo que algo está por vir. Algo que alguns títulos – PT, Amnesia, Alien: Isolation, – realizaram e se tornaram marcos para a geração. GTFO, desenvolvido pela 10 Chambers Collective, é um ponto fora da curva. Unindo o melhor dos dois mundos. Uma excelente atmosfera tenebrosa com um sistema de armas digno de um bom FPS.

Cumpra sua missão e saia vivo

A premissa do GTFO é ambígua. Você é um entre quatro prisioneiros e que contra a sua vontade, todos são levados a uma instalação subterrânea por uma presença misteriosa chamada Warden. Uma vez lá, o mesmo dirá a você seu objetivo. Algo que pode variar desde encontrar cartões de identificação, pesquisar uma parte das instalações, religar algum gerador ou algo mais.

Você também sabe que não está sozinho, em até três companheiros de equipe online, todos podem se juntar a você para a missão, e depois há os monstros semelhantes a zumbis espreitando nas profundezas. Você precisa completar seu objetivo e então fazer o que diz no título do jogo, Get The Fuck Out (cair fora logo).

O aspecto de terror do GTFO não é proveniente do medo do desconhecido, mas da certeza absoluta de que um movimento em falso pode acabar com a vida de você e de sua equipe. As missões são conhecidas como Rundowns e é a essência do jogo. Atualmente, é a única maneira de experimentar o mundo do GTFO e o mantém atualizado o tempo todo.

Rundowns são como “temporadas”. Esses eventos com tempo limitado variam em conteúdo e duração, dependendo de quantos níveis estão disponíveis. Um pode consistir em dois ou três níveis e estar disponível por um curto período de tempo, por exemplo, enquanto outro pode ser um monte de níveis e permanecer por um mês ou mais. De qualquer maneira, uma vez que acabou, acabou.

GTFO Gets A Massive New Update | Informed Pixel

Eles sentem o cheiro do medo

Imediatamente os controles parecem familiares – é um FPS, com certeza. O mapa ainda não foi preenchido, mas você pode desenhar nele para explicar à sua equipe quais devem ser seus próximos movimentos. Você tem uma lanterna – para ser usada apenas quando tiver certeza de que o perigo não está à sua frente, pois os monstros adormecidos são sensíveis à luz, som e movimento – e um macete pesado.

É aconselhável manter sua arma no coldre e realizar tudo na base da marretada, a menos que seja absolutamente necessário – os martelos matarão os inimigos silenciosamente se você puder se aproximar o suficiente de uma criatura sem que eles percebam sua presença.

Para ajudar com qualquer desavença, é possível cada membro da equipe estar equipado com torreta, minas explosivas, espuma ou um biotracker. Ele mostra os inimigos através das paredes e ao seu redor como pequenos pontos brancos e é ótimo para verificar o que está atrás da porta que você está prestes a abrir ou marcar os inimigos que vêm atrás de você.

No entanto, tudo é um grande exercício de confiança: confiar que seu colega de equipe está certo quando diz que há apenas alguns inimigos do outro lado da porta e que cada um fará sua parte para não alertar ninguém.

Isso faz toda a diferença. Normalmente, você pode pensar que saber onde estão os inimigos tornaria o jogo mais fácil, mas o terror de tudo isso ainda existe ao saber quão precisos seus movimentos devem ser e quão imprevisível é o erro humano.

Booting up solo... mmmkay : GTFO

Um Acesso Antecipado com cara de pronto

GTFO, surpreendentemente, é um jogo de Acesso Antecipado. Parece tão polido e divertido que não posso deixar de pensar nele como um produto concluído. O plano original do desenvolvedor era tê-lo em acesso antecipado por um ano, e esse tempo está se aproximando rapidamente.

De acordo com a página da loja Steam, a desenvolvedora planeja adicionar diferentes desafios, inimigos, ambientes, objetivos e progressão de equipamentos. A progressão seria um grande incentivo para continuar jogando, e eu sei que é algo que manteria muitas pessoas jogando por mais tempo.

Os desenvolvedores são muito ativos na comunidade e o GTFO está cada vez melhor. Com a atualização mais recente que inclui um sistema de matchmaking, torna o jogo mais proveitoso, embora ainda esteja em seu estado alfa.

A atmosfera é incrível e, embora eu não tenha certeza de que o mistério do complexo subterrâneo será totalmente revelado, é convincente o suficiente por si só para me provocar a tentar ir mais fundo. É tão polido agora que é difícil pensar nele como um jogo de acesso antecipado. Se você deseja uma experiência cooperativa difícil, não procure mais, GTFO é uma excelente pedida para você e mais três amigos.

Para obter o máximo do jogo, você precisará jogá-lo com uma equipe completa. Os desenvolvedores sabem de alguns jogadores completando os níveis sozinhos, mas realisticamente, isso seria um esforço frustrante e você perderia todas as alegrias da comunicação da equipe – e, de fato, a falta de comunicação.

NOTA: 9/10 vezes que repeti a mesma missão ao morrer por conta de vacilos

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.