Review – Metal Wolf Chaos XD

Let’s Party…?

Após o sucesso da série Souls, a FromSoftware tornou-se uma empresa que muitos esperam para ver quais serão os próximos jogos lançados. Durante a E3 2018, a Devolver confirmou que estava trabalhando em Metal Wolf Chaos XD, uma versão atualizada do game que a From havia produzido para o Xbox original em 2004. O anúncio chamou a atenção não apenas sobre um título lançado apenas no Japão há mais de 10 anos, mas também pela premissa irônica com as noções de liberdade dos Estados Unidos. Porém, o que não ficou claro naquele momento é que, às vezes, algumas coisas precisam permanecer só na lembrança mesmo.

Metal Wolf Chaos XD cria uma versão insana do sonho da liberdade americana. Na história, o presidente Michael Wilson sofre uma golpe de estado aplicado por Richard Hawk, vice-presidente de Wilson. Para retomar o poder da nação, Michael então usa uma armadura robótica fortemente armada para viajar a bordo do avião presidencial e espalhar a liberdade de volta. Apesar de se parecer com um episódio de South Park, essa é realmente a história de Metal Wolf Chaos.

Por mais engraçada e absurda que a narrativa possa ser no começo, a ideia cansa rapidamente. Talvez esse véu de comédia cubra os olhos do jogador durante a primeira fase toda do jogo. Durante os primeiros minutos, ainda é possível dar uma risada ou outra com os comentários do presidente com sua assistente pessoal, enquanto atira em caminhões e soldados que não representam nenhuma ameaça. Nos primeiros minutos da segunda fase, o jogador consegue perceber que está preso em um looping de “Anda, atira, destrói algo que a missão manda e próxima fase”.

A jogabilidade é quase um musou, onde o mech é muito mais poderoso que os inimigos comuns. Para quem gosta do gênero, pode até ficar entretido por algum tempo, porém, é preciso avisar que Metal Wolf Chaos XD não tem a velocidade de um musou. Navegar pelos cenários após uma batalha é chato, a armadura é lenta e única opção de voo não é infinita, exigindo um ritmo de andar e voar para tentar ir um pouco mais rápido. Os chefes não exigem muito do jogador, sendo apenas grandes esponjas de tiros.

Por parte da Devolver, o trabalho de restauração visual de Metal Wolf Chaos XD é muito bom. A atualização de texturas impedem que o jogo fique com o visual serrilhado, o que é comum em alguns outros remasters de títulos da mesma época. O problema está em trechos onde o áudio de tiros e explosões se mistura com as falas, virando uma bagunça difícil de entender.

Metal Wolf Chaos XD é uma das provas de que o saudosismo com games muitas vezes é melhor mesmo na lembrança. Mesmo se a FromSoftware escolha revisitar Armored Core ou esse título, talvez o tempo de experiência que a empresa adquiriu nesses anos façam a diferença no resultado final. Nota: 4/10 de Mecha que precisam usar pistola.

 

 

 

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.