Review – Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun

A diversão do arcade transportada para o Switch

Para quem não conhece, o taiko é um instrumento musical da cultura japonesa. Ele é um tambor, que muitas vezes é grande, de som retumbante e até associado ao som do trovão. Assim como outros elementos da cultura nipônica, até mesmo o imponente taiko tem sua versão fofinha. Taiko no Tatsujin é uma franquia dos arcades lançada em 2001 e que perdura até os dias atuais. Em Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun, a Bandai Namco oferece todo o potencial do jogo de ritmo e tempera tudo isso com uma série de minigames que deixam você vendo notas de tamborzinho horas depois de desligar o jogo.

Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun é um jogo de ritmo que usa quatro tipos básicos de notas. As vermelhas, em que é preciso bater no centro do taiko, representado no Switch pelo movimento de subir e descer a mão, e as azuis, que é quando a batida precisa ser dada na borda dele, representado pelo movimento de virar o punho. As outras duas são basicamente repetir alguma destas notas com as duas mãos. Apesar do Wii ser fortemente baseado no controle de movimento, os Joycons parecem não terem uma receptividade tão boa para esta modalidade. As notas azuis em Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun são especialmente difíceis de acertar por conta deste problema. Na maior parte do tempo, o jogo entende que você está utilizando notas vermelhas, que são mais frequentes nas músicas.

Falando nas canções que os jogadores podem performar, Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun atende à todos os gostos. Desde a pessoas que não possuem muita ligação com coisas japonesas e que podem aproveitar as músicas clássicas de Beethoven e Mozart, até aberturas de animes, vocaloids e músicas de jogos. A seleção, dividida em sete categorias, permite que o jogador experimente a jogabilidade ritmada de maneiras diferentes. As músicas clássicas são, sem dúvidas, aquelas que o ritmo mais se assemelha com as notas exigidas pelo jogo,  sendo ótimas para quem está começando.

As telas são cheias de cor e de mascotes encantadores, que até podem distrair um pouco. Porém, é muito fácil se manter preso ao ritmo de Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun. Toda essa graciosidade estética é transportada para os minigames, que variam entre a competição de quatro jogadores entre si ou de duplas. Os joguinhos vão desde pedir sushi seguindo o ritmo das palavras ditas por sushiman, passando por cortar madeiras no ritmo com shibas ninjas até escalar uma torre de bolo com sua dupla. Para aproveitar este modo, o ideal é utilizar os botões ao invés do controle de movimento, o que dá ao jogo uma cara de Mario Party da cultura tradicional japonesa.

Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun funciona muito bem tanto como um jogo de ritmo como também um party game. O jogo entende o público e a natureza do Nintendo Switch para oferecer uma experiência e leve e divertida, que pode ser aproveitada de diferentes maneiras. O game só precisa de ajustes melhores para os controles de movimento. Após jogar Taiko no Tatsujin: Drum ‘n’ Fun, aguardo ansiosamente a DLC onde o mascote taiko do jogo encontra o pessoal do Olodum.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.