Review – Starcraft II Legacy of the Void

My life for Aiur

SC2-Banner

Starcraft II Legacy of the Void é a mais recente expansão da franquia Starcraft, veja aqui a review que fizemos com a ajuda de um grande amigo fanático pelo jogo e aproveitou para deixar uma mensagem carinhosa para a Blizzard.

Em Junho de 2008 obtemos a notícia de que a franquia Starcraft II, ainda nem lançada na época, seria dividida em forma de trilogia, cada uma delas focada em uma das três raças presentes no jogo: Wings Of Liberty – do ponto de vista dos Terranos, Heart of the Swarm – sob a perspectiva dos Zergs, e por último, Legacy of the Void – na pele dos Protoss.

No dia 10 de novembro, logo após a tão esperada BlizzCon, que inclusive contou com um campeonato de despedida do Heart of the Swarm, finalmente fomos contemplados com a última expansão de Starcraft II Legacy of the Void é lançado simultaneamente para o mundo todo.

De acordo com a própria Blizzard, o título vendeu mais de 1 milhão de cópias nas primeiras 24 horas, e ao contrário de seu antecessor, diversas adições como novos modos de jogo foram implementados além das mudanças em unidades existentes que prometem deixar o jogo muito mais rápido e dinâmico do que nunca.

Para quem acompanhou a saga desde Wings of Liberty, sabe que o jogador se coloca na pele de um personagem principal em sua campanha. Após ter visto o universo através dos olhos de James Raynor e Sarah Kerrigan, é vez de embarcamos sob os olhos de Artanis, o mais novo Hierarca dos Protoss e líder supremo da raça após a união entre seus povos.

A campanha foi dividida entre um rápido prólogo, a campanha em si, e um epílogo. E assim como nas expansões anteriores, o jogador é contemplado com diversas escolhas possíveis de unidades e upgrades com fortes distinções entre elas, tornando assim o decorrer das missões bem dinâmico e personalizado de acordo com o estilo do jogador.

NOVO

Além do clássico multiplayer 1v1 (que agora é dividido em Ranked e Unranked), e o Arcade Mode com seus mapas customizados feitos pela comunidade, Legacy of the Void conta com mais três modos de jogo para se jogar online: o Archon Mode, os torneios automatizados, e as missões cooperativas.

No Archon Mode, quatro jogadores estão envolvidos, dois contra dois, mas aqui você e seu amigo controlam juntos o que seria um jogador só em seu modo clássico. Ambos os jogadores possuem controle dividido de tudo. Seus trabalhadores e sua economia no geral, todos os caminhos tecnológicos que podem ser pegos durante uma partida, e é claro, todo o exército também. Cabe a coordenação dos jogadores trabalharem em harmonia e dividirem muito bem as tarefas para ganhar da outra equipe que estará fazendo o mesmo.

As missões cooperativas são o equivalente a um “PvE” no Starcraft. Dois jogadores, controlando unidades distintas dessa vez, serão jogados num mapa em uma missão com um objetivo pré-determinado. Muitas dessas missões são parecidas com algumas que vimos anteriormente nas campanhas, mas dessa vez você não está sozinho.

Os torneios automatizados funcionam da seguinte forma: 16 jogadores se “inscrevem” pro próximo horário e o jogo divide todo mundo em 4 grupos. Depois de duas partidas, um dos quatro de cada grupo é eliminado, acontece uma elimination match entre o segundo e terceiro colocado de cada grupo e no fim só 2 progridem para chave. Daqui para frente, se perder, já era. Ganhar partidas nesse modo te dá League Points pro Ranked Play, e você só vai ser pareado com pessoas equivalentes ao seu nível na Ladder, tornando assim esse modo uma ótima alternativa para quem cansou do eterno “requeue”.

E é claro, em qualquer um desses modos você verá as unidades novas!

Terranos ganharam o Ciclone, uma unidade da Fábrica que marca o seu alvo e pode atirar enquanto anda; e o Libertador, uma unidade de Starport que possui um splash damage muito forte, e um modo “siege” que faz com que ela ganhe MUITO dano contra unidades terrestres, mas perde a capacidade de se movimentar.

Zergs agora possuem Devastador, uma evolução de Baratas que tem uma habilidade ativa: um nuke em área que dá 60 de dano! Ótima opção contra alvos que não se locomovem muito bem. E também temos a volta do famoso Furtivo, mas dessa vez lá longe na árvore tecnológica, estando um tier acima das Hydraliscas.

Já os Protoss tem o Adepto, que prometem ser ótimas opções agressivas logo no início das partidas com sua habilidade de teletransporte. Outra novidade é o Disruptor, que são literalmente bombas vivas que vão ser o terror de quem gosta daqueles exércitos cheios de unidades frágeis que andam juntinhas.

Além das unidades novas, aconteceram várias mudanças no balanceamento geral do jogo de uns tempos para cá. O macro do jogo está sendo bastante explorado, principalmente com a adição de seis mais trabalhadores iniciais (agora começamos com 12 ao invés de 6!) e algumas mudanças em recursos econômicos e de produção como Larvae Inject e Chronoboost.

Mas assim como o jogo está fluindo mais rápido, não por isso as agressões cedo no jogo foram desencorajadas. Muito pelo contrário: a introdução de unidades como Oracle, Widow Mines e o upgrade Ventral Sacs ser individual por Overlord permitem várias novas possibilidades para quem gosta de partidas curtas. E é claro que na época do Heart of the Swarm isso também significou que alguns recursos defensivos deveriam ser adicionados. Os Hellbats, Pylon Overcharge e Mothership Core foram introduções muito aplaudidas pelos jogadores que já cansaram de perder partidas pros famosos e fortes 2 base timing attacks que o Wings of Liberty permitia.

Em suma, é evidente que a Blizzard olhou pro Legacy of the Void com olhos muito mais carinhosos do que aconteceu em suas expansões anteriores. Mais do que nunca o jogo está muito amigável para novatos e aspirantes no gênero RTS (Real Time Strategy) e ao mesmo tempo oferece uma gama bem extensa de diferentes meios de se divertir com Starcraft sem ser necessariamente com a Ladder, que por muito tempo foi a única opção de jogo que tínhamos.

Como um ávido fã da série e player dedicado desde os tempos de Brood War, deixo registrado aqui meus desejos para que a Blizzard continue essa tendência de atrair novos jogadores para Starcraft. Todos sabem que o jeito certo de fazer um jogo crescer é focando na playerbase casual, e os últimos patches e decisões da empresa têm mostrado atenção especial nesse sentido. E para quem gosta de competição como eu, em breve haverá os primeiros campeonatos de Starcraft II Legacy of the Void, que COM CERTEZA trarão muita novidade, já que o jogo está muito diferente atualmente do que já foi. E definitivamente para melhor.

Starcraft II Legacy of the Void está disponível em compra digital pela Battle.net por R$99,90.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.