Review – Star Renegades

Com belíssima pixel art, Star Renegades agrada fãs de RPGs de turno

O RPG de turno é um gênero que é pouco encontrado atualmente, alguns que se descobrem, não se aplicam bem nessa mecânica dentro de seu mundo, títulos que antigamente eram famosos por isso, são relançados totalmente diferentes e longe de ser algo de turno. Star Renegades, desenvolvido pela Massive Damage, é um título que resgata esse gênero e o aprimora com louvor.

Seu objetivo: salvar o mundo

Uma imensa força militar conhecida como Imperium invadiu o universo, deixando um rastro de destruição por onde passa. Um dos alvos é o planeta Norosh, lar da cientista Dra. Zurek, que, infelizmente, descobre que a sua dimensão está praticamente perdida. No entanto, ela percebe que o exército viaja entre universos paralelos e ataca utilizando estratégias similares.

Diante disso, a cientista envia, um simples robô operário, para outra dimensão para avisar seus habitantes sobre a iminente invasão do Imperium. Com isso, um grupo de resistência é formado e vai fazer de tudo para impedir a dominação do universo. É uma luta difícil, mas a derrota não é o fim. Quando os heróis são mortos, esse robô viaja para outra dimensão para guiar uma nova equipe.

E assim o jogo segue até a missão ser concluída, semelhante ao famoso Dia da Marmota do filme Feitiço do Tempo com Bill Murray. Fórmula que muitas obras, seja jogos ou filmes, tem utilizado com bastante inovação recentemente.

Novo trailer para Star Renegades

Lute, aprimore, morra, repita

Star Renegades é mecanicamente denso e tem um pouco de curva de aprendizado antes que o jogador realmente entenda o que exatamente está fazendo. Sem rodeios, existem muitos números, moedas, estatísticas, recursos e outros componentes para controlar. Há tantas coisas acontecendo que é difícil declarar em texto.

O básico é o seguinte: o jogador escolhe três unidades para despachar de sua base para lutar contra o Imperium. Cada unidade é única com suas próprias habilidades e armas. Por exemplo, o Sabotador é especialista em habilidades de atraso que podem evitar que os inimigos ataquem. A Valquíria é uma lutadora da linha de frente que pode reunir a equipe e causar danos decentes por conta própria. O Enforcer é basicamente puro dano e bastante robusto, embora lento.

É possível desbloquear mais unidades para escolher conforme joga no jogo, bem como ‘variantes’ de unidades existentes que ajustam ligeiramente seu conjunto de habilidades. Existem vários personagens diferentes para escolher, então seu estilo de batalha e composição podem mudar drasticamente de uma run para outra, dependendo de com quem você decidir fazer uma surtida.

Star Renegades traz um subsistemas em funcionamento em cada run executada, um sistema no estilo Nemesis, criado na série Middle-Earth: Shadows of Mordor. Um sistema esnobado por muitos jogos, vê-lo aplicado somente em Assassin’s Creed Odyssey e agora neste título, é impressionante o quão bem se encaixa.

Star Renegades | BitSummit

Beleza composta por pixels e ondas sonoras

A apresentação visual e trilha sonora de Star Renegades não pode ser mal falada. É um dos jogos baseados em pixel mais legal que já experimentei. É um ótimo exemplo de uso de pixel art não visando um tom nostalgia retro da era SNES, mas sim uma interpretação moderna do que pode ser feito com esse tipo de estilo de arte e manter uma paleta de cores retrô sutil. A trilha sonora remete a um Synthpop modernizado, que combina com o estilo de arte e o tom do jogo.

Em diversos momentos me deparei parado deixando apenas a trilha sonora tocando e as vezes demorando no remanejamento de equipamento só para poder curtir um pouco mais. Independente de qualquer outra coisa, Star Renegades é um deleite audiovisual.

Star Renegades - Press Kit

Um desafio a cada dimensão atravessada

Não importa quantas horas se passe em Star Renegades, cada run, cada batalha parecia um novo quebra-cabeça cativante para resolver. Porém, depois de jogar por dezenas de horas e ter visto a grande maioria do que há para ver, é possível o jogador perder parte do interesse, algo que a maioria dos roguelikes causam.

A progressão principal desbloqueia diferentes configurações de estatísticas para armas e armaduras que é possível obter por acaso na aventura. Felizmente, a equipe de desenvolvimento declarou planos para atualizar continuamente o jogo com novos heróis, planetas e chefes, o que fará com que revisitar o jogo no futuro valha a pena.

Star Renegades oferece um grande estilo de arte e um sistema de combate robusto para fãs de RPGs e roguelikes baseados em turnos. Não tem muito a dizer em termos de um enredo externo, e alguns dos elementos roguelike parecem um pouco fracos, mas é uma experiência sólida se você souber no que está se metendo.

NOTA: 8/10 vezes que consegui não morrer no primeiro chefe

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.