Review – Notebook NAVE Gamer Estelar

Marca brasileira mistura performance com design portátil

Os notebooks gamer têm ganhado mais espaço no mercado não apenas pela desejo daqueles que buscam uma máquina capaz de rodar jogos, mas também como uma ferramenta de trabalho indispensável para profissionais de edição de vídeo e programas de design. Aproveitando esse movimento, a Daten Tecnologia inaugurou marca NAVE com o intuito de oferecer produtos gamer de alta performance para o público brasileiro. É interessante pontuar que a marca é nacional, com montagem realizada no nordeste do Brasil. Tivemos a oportunidade de testar o NAVE Gamer Estelar, notebook de alta performance da Daten Tecnologia.

Surpresa já ao abrir o pacote

Logo quando estava retirando o NAVE Gamer Estelar rolou a surpresa do quão leve era o notebook. Normalmente, modelos de outras marcas que atendem essas especificações mais potentes costumam ser grandes para comportar ventoinhas maiores que conseguem manter o aparelho resfriado por mais tempo. O design do NAVE Gamer Estelar é bem minimalista, fugindo de algumas aberrações cheias de luzes que outras marcas insistem que é o padrão voltado para produtos com foco em games. Para quem gosta, o notebook traz também a opção de iluminação para o teclado, trazendo até mesmo um programa próprio para definir diferentes possibilidades de cores e tipos de “movimentação” dessas luzes. Mesmo que o NAVE Gamer Estelar não seja o top de linha da marca, as configurações técnicas desse notebook são o suficiente para rodar bem os jogos mais atuais com certa facilidade. As configurações do NAVE Gamer Estelar são:

  • Processador Intel Core I7 9750H;
  • Placa de vídeo nVidia GeForce GTX 1650;
  • Memória Ram 16GB DDr4 2666MHz;
  • SSD 256 GB;
  • Tela LCD de 15.6″.

Fazendo o que ele foi designado: Hora de jogar

Se você nunca utilizou um notebook com um SSD, não sabe a maravilha que é. A inicialização é muito mais rápida se comparada com o boot do sistema em um HD comum, presente em parte das máquinas atuais e mais antigas. Ligar o NAVE Gamer Estelar pela primeira já demonstra como é diferente a experiência com uma máquina pensada para performance. Como teste, escolhi dois títulos para ver como seria a experiência de jogar neste notebook. O primeiro deles foi Sekiro: Shadows Die Twice. Logo no começo do jogo, a máquina é colocada a prova para conseguir executar sem engasgar sequencias que exigem rodar bem cenas com chamas enquanto a ação do personagem ocorre. Para modelos menos capazes, esse trecho seria o suficiente para fazer as ventoinhas começarem a soar quase como um carro de fórmula 1 acelerando em uma reta, mas esse não foi o caso aqui. O silêncio foi mantido toda a sessão de jogo, assim como uma taxa de quadro estável, sem nenhum engasgo. Como outro teste, o game escolhido foi Rise of the Tomb Raider. Apesar de ser mais antigo, a tecnologia de partículas, principalmente em cenas de neve conseguem mostrar o potencial do notebook ao renderizar sem maiores problemas.

Considerações finais 

Caso você deseje um notebook para jogar, o NAVE Gamer Estelar é um ótima opção. Porém, é preciso ter noção que grande parte do acabamento desse aparelho é feito em plástico, o que, apesar de deixar mais leve, exige mais cuidado com o trato no dia a dia. Seja para jogos ou trabalhos gráficos mais exigentes, a NAVE entra no mercado com um notebook que mistura design com alta performance.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.