Review – Disgaea 2 PC

Para os fãs de anime e jogos de estratégia Disgaea 2 PC é um prato cheio

Nostalgia, aquele doce sabor que nos lembra da infância e nos fascina com o passado. Alguns dizem que nostalgia faz mal, mas felizmente podemos sentir isso mais uma vez com o Disgaea 2 PC, segundo port da série lançado para Steam.

Disgaea 2, lançado a uma década atrás, se tornou um clássico cult e expoente dos jogos de estratégia, digo, pelo menos para seu pequeno nicho. Disgaea 2 PC carrega de forma carismática elementos de comédia em sua narrativa, com traços fortes do gênero de anime contendo piadas bobas, sacadas rápidas e geniais, fazem com que o jogador gargalhe com os personagens que mergulham num mundo de fantasia colorido, enquanto tentam acabar com uma maldição que transformou todos os humanos em demônios, exceto um, Adell o protagonista que sai em altas confusões para derrotar o terrível Overlord Zenom o responsável pela maldição.

Para isso, o jogador enfrentará pinguins dançantes de cachecol e espadas, destruirá demônios, viaja para várias dimensões, isso tudo acompanhado pela mimada Rozalin, filha de Zenom, invocada erroneamente pelo protagonista no início do jogo.

Mesmo o forte do jogo presente nesse bom humor, mecanicamente o jogo é bem completo, não foge ao gênero, possui elementos básicos e trabalha com um campo de batalha com casas quadradas, quase um padrão para época, dentre as ações que um jogador pode tomar nos confrontos é mover seus personagens utilizando ataques e habilidades especiais, mas também possui uma mecânica única, o “levantar e jogar” (lift/throw), o jogador pode com um dos seus personagens segurar e lançar um outro personagem aliado ou inimigo, recurso que agiliza a movimentação e permite também uma mecânica de captura de inimigos, para que você utilize os monstros capturados na sua equipe, aspecto muito parecido com os jogos da série de RPG Shin Megami Tensei, também utiliza zonas do campo de batalha para gerar alguns efeitos diversos, como melhoria de experiência ou aumentando os atributos dos inimigos, um detalhe que aumenta a complexidade e estratégia envolvida no jogo.

A música de Disgaea 2 PC é impecável, com uma grande variedade de temas, passam a emoção certa para as cenas ou cenários em que se fazem presentes, outro aspecto artístico do jogo que ainda surpreende são os gráficos, cercados de um pixel arte misturado com cenários 3D, possuem um aspecto singelo e simplista, mas que surpreende ao sobreviver tão bem ao tempo.

Infelizmente, o jogador pode sofrer um pouco com a utilização dos controles de teclado e mouse, estes que não respondem bem devido ao cenário ser isométrico e o cursor do jogo ficar preso aos quadrados do campo, outro problema é a câmera, que não se move a partir do mouse, atrapalhando um pouco algumas ações, portanto é preferível utilizar um joystick para jogar.

Disgaea 2 PC é obrigatório para você que é fá de estratégia ou de animes, sendo até hoje comparado a clássicos como Final Fantasy Tactics, Fire Emblem, Tactics Ogre como um dos melhores do gênero, vale a pena tanto pela nostalgia de revisitar essa maravilha ou para você que ainda não conhece, corre lá, vem viver essa história, você não vai se arrepender.

Disgaea 2 PC já está disponível para PC.

Texto por Rafael Augusto

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.