Review – Crusader Kings III

Molde, governe e expanda seu reino da maneira que quiser

Os jogos de estratégia estão tendo uma espécie de ressurgimento ultimamente, o que é interessante para fãs do gênero, que se sentiram perdidos nas linhas secundárias, mal tendo um novo jogo para desfrutar. Isso até termos Stellaris, Galactic Civilization 4, Age of Empires II: Definitive Edition e agora Crusader Kings III.

A franquia Crusader Kings foi lançada pela primeira vez em 2004 pela Paradox Interactive com uma sequência chegando às lojas em 2012. Como um relógio, estamos recebendo a terceira parcela oito anos após o amado Crusader Kings II e a Paradox prometeu muito em termos de melhorias a fazer o jogo mais aprofundado para os fãs de longa data, bem como as boas-vindas aos novatos na série.

Vida longa ao rei

Crusader Kings 3 é a última oferta da Paradox Interactive, alinha com sucesso os desejos de seus governantes fictícios com seus jogadores do mundo real. O jogador começa controlando um único governante, eventualmente liderando e aumentando sua linha dinástica ao longo de centenas de anos de história feudal.

Durante todo uma “partida”, o jogo equilibra aleatoriedade com a oportunidade de improvisação real por parte do jogador. O resultado é um mecanismo elástico de narração de histórias que traz à tona os tipos de conflitos pessoais que tornam tão fascinante o estudo da história real.

Enquanto outros jogos da Paradox Interactive tentaram simular a guerra moderna ou a exploração interestelar, Crusader Kings 3 tenta simular pessoas – um objetivo no qual é amplamente bem-sucedido, por meio da implementação de vários sistemas complexos e muitos lançamentos de dados ocultos. Os resultados o tornam mais do que apenas um dos melhores jogos de estratégia do ano.

Quando um líder – seu personagem principal – morre, seu manto de liderança passa para a próxima pessoa na linha de sucessão, que então se torna o protagonista da vez. O objetivo final do jogador é ajudar sua família a subir na hierarquia, de pequenos senhores a reis ricos ou até mesmo imperadores.

Estratégias viáveis incluem guerra aberta, atos nobres de piedade e planos de assassinato dissimulados. Para aumentar o perfil de sua dinastia, você precisará se envolver em esquemas envolvendo todos os três ao mesmo tempo.

Crusader Kings 3 is Happening, And It Has Some Much-Requested Features |  USgamer

Um capricho real e cheio de intrigas

Para os recém-chegados ao Crusader Kings, experiências iniciais podem ser um tanto quanto complicadas. Foi uma explosão para jogadores experientes, mas desanimador para novos jogadores. Isso é algo que a Paradox tinha em mente ao desenhar Crusader Kings III em folhas de pergaminho.

Toda a IU e a aparência geral do jogo foram renovadas. Crusader Kings III parece lindo, mesmo no menu principal. A Paradox claramente tinha um plano sobre o que deveria ser melhorado, o que deveria ser refinado e o que deveria ser adicionado.

Existem muitas opções para brincar, mas assim que você tiver seu sistema configurado e estiver pronto para prosseguir, o tutorial é o lugar para começar. Depois de concluir o básico do jogo na Irlanda, você pode continuar com a jogada ou começar do zero, escolhendo uma área de terra para governar no mundo conhecido.

Mesmo depois de concluir o tutorial, algumas dúvidas podem permear o jogador, com isso, é sempre possível revisitar o “manual” e rever conceitos, estratégias e ideias que podem ser aplicadas.

King of the Ants: Crusader Kings 3's 20,000 characters are silent workers  powering a medieval sandbox | Strategy Gamer

Pense antes de agir

O Crusader Kings III está sempre funcionando e sempre há algo para fazer. Se você precisa expulsar algum idiota de sua corte, tente conseguir a noiva perfeita ou tente fazer contato com um novo governante de um terreno que você está de olho. Cada jogo pode parecer completamente diferente, dependendo dos eventos pelos quais você joga, e o estresse o fará pesar as opções com mais cuidado.

O modo como Crusader Kings III mantém o ciclo de jogabilidade renovado que trazem diversas possibilidades. Sua filha, que você casou com um cara do outro lado do mundo, garantindo um título e algumas terras para o futuro, pode simplesmente decidir que nunca poderá perdoá-lo e decide traçar seu próprio caminho.

Crusader Kings III é uma experiência e tanto. É uma estratégia de RPG com um simulador de dinastia incluído na mistura. É como se o TaleWorlds Worlds transformasse o Mount & Blade em um jogo de estratégia com mais de uma visão geral e um tema de gerenciamento de reino.

A Paradox está em alta ultimamente com o sucesso de Stellaris e agora de Crusader Kings III. Para aqueles que amavam Crusader Kings II, há muito do mesmo aqui, mas com uma nova pincelada e melhorias nas bases do jogo. Há mais a fazer, tudo parece mais fácil de lidar à medida que seu império cresce, e tudo ainda parece tão profundo.

NOTA: 8/10 vezes que precisei rever o tutorial pra saber o que estava fazendo

Crusader Kings III está disponível para PC

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.