Review – Battlefield V

Um jogo de guerra nunca foi tão intenso

Todo ano, a Electronic Arts traz uma experiência de guerra nova, os jogos permeiam entre grandes épocas com experiências cada vez melhores. Durante um período situado na atualidade, Battlefield foi retornando aos poucos às suas origens, as Guerras Mundiais. Com seu retorno em Battlefield 1, ainda com alguns problemas o jogou fez um bom sucesso por um tempo. Neste ano, retornamos a famosa Segunda Guerra Mundial em Battlefield V, situada anos antes dos Estados Unidos se unir a Guerra, o jogo traz uma campanha emocionante e um multiplayer intenso.

Não há heróis na guerra

Battlefield V traz um segmento em sua campanha no mesmo estilo que seu jogo anterior. Mostrando em que na guerra não há heróis e todos lutam pelo mesmo objetivo, sobreviver para ver o próximo dia. Seguindo a história de quatro protagonistas, presenciamos diferentes momentos e locais da guerra onde recrutas participam de missões importantes e arriscam suas vidas pelo seu país. Com histórias emocionante, a campanha traz um belo equilíbrio entre ação e emoção durante seu gameplay.

“Quem estará nas trincheiras ao teu lado? ‐ E isso importa? ‐ Mais do que a própria guerra.” -Ernest Hemingway

O multiplayer está ainda mais realista e intenso. Battlefield V traz os modos clássicos e famosos da série, mas junto com algumas boas novidades. O modo Grand Operations, já existente em Battlefield 1, mas com uma boa implementada, ganha destaque ao representar uma mini campanha de três rodadas em um mapa, onde os Aliados devem cumprir um objetivo contra o Eixo e vice-versa, dependendo do resultado o cenário será totalmente diferente dentro do mesmo mapa. Trabalhoso, este modo requer boa organização e estratégia de ambos os lados e tem uma duração mais demorada que o clássico Conquest, mas traz uma bela imersão ao se jogar online.

O sistema de progressão está mais simples e justo, uma vez que Battlefield V não terá Passe Premium ou qualquer coisa do tipo que afeta o equipamento do jogador ou o jogo, tudo já está liberado para todos, seja mapas e arsenal, basta progredir no jogo. Novas armas e equipamentos são liberados de acordo com a progressão da Classe utilizada, se o jogador joga mais de Médico do que os outros, ele terá mais opções para poder se equipar.

 “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar” – Sun Tzu

Uma mecânica implementada, que é deveras interessante e deveria ser mais explorada dentre os jogadores, é a de construção. Em Battlefield V é possível construir barreiras de saco de areia, cavar trincheiras, paredes de arame e muito mais no meio das bases, facilitando assim a defesa da mesma. Neste jogo também foi implementado a função de realizar qualquer tarefa com qualquer classe, seja reviver ou construir, qualquer um pode fazer, mas dependendo de qual seja utilizada a tarefa é executada mais rápida. Dentro de cada classe é possível escolher entre diferentes arquétipos que beneficiam passivamente certas habilidades.

Vale mencionar que, diferente dos outros jogos da série, a munição é escassa e a vida só se recupera com Medkits, chega a ser extremamente necessário ter pelo menos um Support e um Medic para reabastecer.

Is this real life?

O visual de Battlefield V está mais bonito a cada versão, a Frostbite Engine consegue manter os cenários tão realistas quanto destrutivos. As vezes da vontade de parar no meio da guerra para observar os belos cenários que o mapa traz, desde montanhas cobertas de neve até campos floridos cheias de trincheiras. Os efeitos sonoros não ficam para trás, utilizar um headset durante o gameplay traz uma imersão imensa, podendo ouvir tudo o que acontece ao redor e no campo de batalha, seja tiros, explosões e até aviões bombardeando bases.

Tudo isso traz um visual mais dramático, realista e pesado para Battlefield V, deixando de ser somente um jogo de tiro arcade, mas isso não quer dizer que está ficando mais próximo de um simulador de guerra. Pode se dizer que o jogo está entre esses dois gêneros.

Enquanto descanso, penso na batalha que me espera

Electronic Arts aprendeu com os erros cometido nos jogos anteriores da série e trouxe uma bela experiência que vale a pena, principalmente no sentido econômico. Amantes de FPS arcade e simulação podem se apaixonar pelo que Battlefield V traz. Guerras intensas, uma campanha emocionante e modos para todos os gostos.

Customize a classe que quiser da maneira que preferir e entre no campo de batalha com toda a garra que tiver.

Battlefield V já está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.