Review – BALL x PIT

O mundo indie de games tem se escorado muito no gênero roguelite nos últimos anos, afinal, trata-se de um gênero que dá uma liberdade criativa para muitos desenvolvedores fazerem sua própria fórmula, mantendo o escopo do projeto alcançável. Por isso, é muito difícil ver um único jogo se destacar no meio de todas as outras opções que o rótulo “indie roguelite” tem a oferecer (se o seu nome não é Hades). 

Essa fórmula foi expandida nos últimos anos após a chegada do Vampire Survivors que, com seu sucesso, inspirou centenas de clones. A grande maioria falhou em capturar a essência do jogo base, enquanto alguns como Megabonk e Soulstone Survivors, conseguiram transformar um jogo que “joga sozinho” em algo insanamente divertido e viciante, assim como o jogo original.

BALL x PIT faz parte desse seleto grupo. Desenvolvido por Kenny Sun & Friends e publicado pela Devolver Digital, a equipe de apenas 7 desenvolvedores conseguiu criar uma fórmula única para eles nesse meio tão concorrido. Misturando um pouco de Peggle com mapas de Bullet Hell, BallxPit se revelou um jogo fácil de começar a jogar e difícil de largar.

São 8 mapas diferentes onde você desce em um elevador gigante para descobrir o que tem no fundo do poço. Cada mapa traz desafios diferentes, com mecânicas únicas e inimigos exclusivos daquela fase. O mapa na dificuldade normal dura entre 11-13 minutos e, no processo, você enfrenta os inimigos normais, dois mini chefes que são geralmente bem simples, e um chefão final que cada um é bem diferente do outro, com formas de atacar únicas e modelos que trazem desafios para acertar seu ponto fraco.

O grande trunfo do BALL x PIT está na variedade de opções de ataque. Durante esses mapas você tem inicialmente 4 slots para esferas e 4 slots para passivas. São 18 esferas base ao todo, cada uma com um efeito diferente que você pode escolher e upar até o nível três. Após o nível máximo, eles te deixam fazer algo que sempre foi minha parte favorita do Vampire Survivors, mas que muitos outros jogos têm medo de fazer, que é evoluir suas armas.Juntando duas esferas diferentes você pode evoluir elas para obter efeitos novos e gerando uma nova esfera. 

Além disso, você consegue fundir essas esferas evoluídas em versões mais fortes para juntar o efeito de duas ou mais armas. Os itens passivos também podem ser evoluídos, embora possuam menos opções entre eles, mas ainda trazem efeitos melhorados e ainda mais opções de build. 

E não é só com sua build que você tem opção de escolha. O jogo conta com 15 personagens distintos, cada um com um efeito próprio, que muda o seu approach para a build daquela run em específico. 

Após cada fase, seja com vitória ou derrota na tela, você volta para a sua cidade e descobre uma dinâmica completamente diferente no jogo.

É aqui que fica o elemento de evolução persistente do jogo, onde você pode melhorar seus status, farmar recursos, ter mais opções de esferas, mais experiência durante as fases e assim por diante. Nesta tela você também terá um mini-game para fazer, usando seus personagens como as esferas para ficar ricocheteando pelas paredes com o objetivo de coletar os recursos de suas fazendas.

A única crítica que tenho ao jogo, é que ele pode ser fácil demais, principalmente no late game quando você já tem tudo liberado. Quando chega neste estágio, você pode melhorar os seus itens mais rápido, tendo acesso a evoluções maiores de esferas que precisam de combinações malucas (uma delas precisa de três esferas evoluídas diferentes, para virar uma mega esfera) ou até mesmo usar dois personagens ao mesmo tempo, combinando suas forças.

Os mapas tem alguns níveis de dificuldade, Normal, Rápido e Rápido+, além disso, após terminar os 8 mapas e liberar todo o conteúdo, o jogo também tem um Novo Jogo +, com inimigos mais fortes e novas opções. 

BALL x PIT é uma grata surpresa

Como um todo, BALL x PIT é um jogo brilhante, extremamente viciante, e com MUITO conteúdo por R$46,99. E se mesmo assim você ainda estiver com dúvida, o jogo tem uma demo que te dá acesso ao primeiro mapa e aos 4 primeiros personagens, além do progresso carregar para o jogo final. 

Vale cada centavo e cada segundo de seu tempo.

Texto por Alexandre Trevisan

BALL x PIT: BALL x PIT destaca-se no saturado gênero roguelite ao fundir mecânicas de Peggle com bullet hell, oferecendo um sistema profundo e 15 personagens únicos e 8 mapas dinâmicos. Um título facilmente viciante e proveitoso. convidadogeeks

9.5
von 10
2025-10-24T17:15:41-0300