Preview – F1 2020

Codemasters oferece uma boa visão sobre as atualizações que estão por vir

Minha primeira experiência com Fórmula 1 talvez tenha sido lá no jogo do Nintendo 64. Mesmo que na época, gráficos e jogabilidade não fossem grande coisa, aquilo ali foi o suficiente para eu começar minha carreira como piloto nos videogames.  De lá para cá, muito coisa foi evoluindo, tanto no esporte em si, como nos simuladores de corridas da Fórmula 1. Atualmente, cada pista é escaneada a laser para terem uma verossimilhança dentro dos games. Cada detalhe é importante para fazer com que o jogador sinta-se realmente na pele dos pilotos. Tivemos acesso a um preview exclusivo do F1 2020, que será lançado oficialmente no dia 10 de julho.

Correndo contra o melhor eu

Um modos disponíveis na preview de F1 2020 é o Time Trial. Aqui as especificações de cada carro são deixadas de lado, o que importa mesmo é a habilidade do piloto. Todas as voltas são marcadas por um “fantasma”, uma imagem etérea que replica como o jogador estava dirigindo quando conseguiu bater o melhor tempo de cada pista. Não ver essa figura significa que se está na frente, conseguindo melhorar a performance. Esse é um modo bem tradicional na franquia e não passou por tantas mudanças desde a versão 2019. A novidade que virá nesse modo são as novas pistas disponíveis em F1 2020. Falando nisso, o preview trouxe Zandvoort, circuito localizado nos Países Baixos. Além da fidelidade com a realidade, talvez seja um dos desafios mais interessantes dessa versão de teste. A sequência de curvas exige que o jogador fique focado e ainda assim não é tão punitiva como aqueles que estão dando suas primeiras voltas de teste em busca do melhor tempo.

Minha corrida ideal

O outro modo que tivemos acesso com a preview de F1 2020 foi o Grand Prix. Aqui é o lugar certo de quem experienciar a simulação da franquia. Cada carro tem sua especificação e detalhes próprios. O jogador também escolher como será essa corrida, definindo detalhes que fazem todo a diferença, como clima, duração da corrida, definir se será apenas um treino ou algo para valer e o número de voltas. O Grand Prix demonstra como a Codemasters tem um olhar ávido para os detalhes que importam para a imersão dos fãs de Fórmula 1. Até mesmo os pilotos reais deram feedback para que os desenvolvedores pudessem criar algo mais próximo do real. Exemplo disso é o uso de motores elétricos nos carros, a preview trouxe um controle melhor do mapeamento desse tipo de motor, permitindo com um botão seja possível alternar entre configurações mais vantajosos para cada momento da corrida, como, por exemplo, ativar um gasto maior da bateria para facilitar na hora das ultrapassagens. Outro ponto crucial para a experiência é a inteligência artificial dos outros pilotos. A produtora manteve a qualidade dessa característica no jogo, tornando o comportamento dos oponentes bem desafiadores.

WATCH: First look at gameplay footage of Zandvoort on the F1 2020 ...

Apesar não sofrer grandes mudanças com relação do 2019, o preview de F1 2020 demonstra que a Codemasters focou nos detalhes para deixar o game mais imersivo. Com uma boa ideia de como será a jogabilidade dessa versão, fica a ansiedade para experimentar, no produto final, as novidades prometidas, como o modo MyTeam, em que o jogador poderá criar sua própria equipe de Fórmula 1 e também a possibilidade de usar carros clássicos da história do esporte.

Texto por Ettore Morrone

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.