Parceria entre Microsoft e ASUS ROG anunciam ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X

A ASUS Republic of Gamers (ROG) e a Microsoft revelaram os novos portáteis ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X, a revelação foi feita durante o Xbox Games Showcase no último final de semana. Os dispositivos, que chegam globalmente no período de festas de 2025 em mercados selecionados, prometem ergonomia revolucionária e integração profunda com o ecossistema Xbox, unindo jogos de console e PC em um único hardware.

Ambos os modelos apresentam um chassi completamente redesenhado, priorizando conforto prolongado. Com apoios de palma texturizados e contornos inspirados nos controles Xbox, a ergonomia foi refinada a partir de feedbacks sobre gerações anteriores. O ROG Xbox Ally X adiciona gatilhos com resposta tátil (impulse triggers), tecnologia háptica que amplia a imersão em jogos compatíveis. Segundo Shawn Yen, chefe de produtos de consumo da ASUS, a parceria permitiu “combinar a força da ROG com a essência do Xbox”.

A interface Xbox em tela cheia, executada sobre o Windows 11, é o coração da experiência. Otimizada para navegação via botões e joysticks, ela oferece acesso direto à biblioteca de jogos Xbox e PC, com baixo consumo de recursos. A Game Bar integrada proporciona configurações rápidas via botão dedicado, mantendo a flexibilidade do Windows para modificações e jogos de outras plataformas. Roanne Sones, vice-presidente do Xbox, destaca: “Criamos uma experiência autêntica do Xbox em formato portátil”.

Os modelos divergem em hardware para públicos distintos:

  • ROG Xbox Ally: Equipado com o processador AMD Ryzen™ Z2 A, foca em eficiência energética e autonomia prolongada (bateria de 60Wh), entregando desempenho similar a consoles.
  • ROG Xbox Ally X: Utiliza o AMD Ryzen™ AI Z2 Extreme com NPU integrada, direcionado a jogos AAA em alta performance e preparado para recursos futuros de IA.

Ambos aproveitam tecnologias gráficas da AMD como FidelityFX™ Super Resolution (FSR), Radeon Super Resolution (RSR) e Fluid Motion Frames (AFMF) para otimizar taxas de quadros. Jack Huynh, VP da AMD, ressalta a coengenharia: “Estamos combinando o melhor dos chips AMD, design ASUS e ecossistema Xbox”.

Disponibilidade e Impacto

A linha chegará primeiro a mercados selecionados no final de 2025, com expansão posterior. Os preços não foram divulgados.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.