Offline – XCOM Board Game

Pense rápido com sua equipe, cada segundo é valioso

No comando da organização militar de Elite conhecida como XCOM, você e seus amigos devem encontrar maneiras de retaliar uma crescente invasão alienígena. Conforme os OVNIs aparecem em órbita e o pânico mundial ameaça arruinar governos nacionais, o aplicativo gratuito que acompanha o jogo e a mecânica de rolagem de dados de alto risco vão mergulhar você e seus amigos na tensão e incerteza de uma guerra inesperada contra um inimigo desconhecido.

XCOM Board Game é um jogo criado por Eric M. Lang e importado para o Brasil pela Galápagos Jogos. É um jogo rápido e dinâmico de um a quatro jogadores, onde todos tem que pensar em conjunto e serem bem organizados, pois o caos de um pode causar a discórdia de outros e assim, o fim do mundo. Um aplicativo é necessário de jogar, pois ele que dita a primeira fase do jogo, sem um, é impossível de jogar.

Antes do jogo começar, os jogadores podem escolher entre quatro papéis disponibilizados, o Comandante, o Chefe de Operações, o Chefe Científico e o Capitão. Cada um executará funções específicas e de extrema importância. É necessário monitorar a economia da XCOM, os soldados disponíveis, os Interceptores e até mesmo Satélites, tudo em uma rodada só. Pense sempre como equipe, é essencial.

O XCOM Board Game tem duas fases, sendo elas consecutivamente a Fase Cronometrada e a Fase de Resolução. Na primeira fase o Chefe de Operações fica de olho no Aplicativo e passa para os companheiros o que eles tem de fazer, é preciso fazer rápido, pois o tempo está constantemente correndo e um atraso pode complicar bastante o jogo, logo, Fase Cronometrada. Os jogadores devem fazer apenas o que o aplicativo manda, há exceções com relação às cartas de habilidades que cada um tem, essas ajudam bastante usadas no momento certo.

Já na Fase de Resolução, os jogadores resolvem na ordem dita pelo Aplicativo as coisas a serem resolvidas, mas agora sem cronômetro. Nessa Fase todos fazem a checagem de gastos da rodada e é quando os dados começam a rolar, a partir daí todos dependem da sorte. Tudo que foi feito durante a Fase Cronometrada é resolvida agora, logo, Fase de Resolução.

O bom de XCOM Board Game é seu gameplay variado, que pode ser considerado rogue like em termos de video games. Por ser feito pelo aplicativo, dependendo da dificuldade, missão escolhida e o que acontece ao decorrer do jogo a repetição é algo bem difícil de ocorrer, isso acaba chamando atenção de muitos pois é um jogo que não fica estagnado no mesmo. Sua desvantagem, talvez, é o que muito mencionam é por ser no Aplicativo Mobile, caso a bateria acabe, como procede o jogo?  Mantenha sempre o celular ou tablet carregado para o jogo ou tenha uma tomada por perto. O fato de não ter um manual físico também é um tanto quanto incômodo, tendo que acessar o aplicativo para tirar todas as dúvidas durante o jogo.

No geral XCOM Board Game ganha por sua mecânica procedural, onde cada vez que ele é jogado é único, deixando de ser um jogo repetitivo. As miniaturas existentes acabam sendo um atrativo para muitos, representando os soldados e naves existentes no jogo original de consoles. É um jogo divertido e que deixa qualquer um em desespero, mas o tutorial no aplicativo do jogo explica bem e ajuda bastante todos os novos jogadores.

XCOM Board Game já está disponível em lojas de conteúdo geek e board games e também no site da Galápagos Jogos.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.